Governança

Estrutura Organizacional

ADMINISTRAÇÃO

Atendendo aos mais altos padrões de governança corporativa, a Administração da Embraer é composta pelo Conselho de Administração e seus três comitês de assessoramento (Comitê de Estratégia e Inovação (CESTI), Comitê de Auditoria, Riscos e Ética e Comitê de Pessoas e ESG (CPESG)), pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria. Abaixo apresentamos os nomes, posições e breve relato biográfico dos membros da Administração.

 

Conselho de Administração

Nosso Conselho de Administração reúne-se em sessões ordinárias oito vezes ao ano e em sessões extraordinárias quando convocadas pelo Presidente ou pela maioria de seus membros. É o órgão responsável, dentre outros, pelo estabelecimento das nossas políticas gerais de negócio e pela eleição dos nossos Diretores, bem como pela supervisão da gestão dos mesmos.

Dentre os membros do Conselho de Administração, oito são independentes de acordo com os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado, quais sejam: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia,exceto participação de capital; (ii) não ser Acionista Controlador,cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador; (iii) não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii)não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

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O Sr. Silva é Bacharel em Engenharia Mecânica pela PUC do Rio de Janeiro. Em 40 anos de carreira, ocupou cargos em diversas áreas, sendo que 22 anos como Diretor Presidente. O Sr. Silva foi Diretor Presidente da GE do Brasil de 2001 a 2007 e desde então tem ocupado cargos nos conselhos de administração de diversas empresas. O Sr. Silva é Presidente do Conselho de Administração da Embraer, membro independente do conselho da Ultrapar, Nitroquímica e Iochpe-Maxion e membro independente do Comitê de Nomeação da Vale S.A.. O Sr. Silva é membro Pro Bono da Câmara Americana de Comércio desde 2003. O Sr. Silva é membro independente do Conselho de Administração da Embraer.

Raul Calfat é formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1974. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Calfat foi CEO, até dezembro de 2013 e Presidente do Conselho de Administração desde janeiro de 2014 a abril de 2019, da Votorantim S.A., é Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro de 2018, conselheiro independente da Duratex S.A., desde maio de 2015. É também membro independente do Conselho de Administração da China Three Gorges Brasil, e Senior Advisor da RGE Pte Ltd (Singapura), Bracell SP Celulose Ltda. e da Macquarie Serviços Agrícolas Participações Ltda. Calfat também foi membro do Conselho de Administração, de 2015 do Hospital Sírio-Libanês, de 2015 a 2020. O Sr. Calfat é membro independente e vice-presidente do Conselho de Administração da Embraer e coordenador do Comitê de Estratégia e membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética.
O Sr. Magalhães Filho é bacharel em Ciências Contábeis, com especialização em Desempenho Orçamentário. É funcionário da Embraer desde 1986, tendo exercido os seguintes cargos: de 1986 a 2008, Supervisor de Orçamento, Assessor do Diretor de Controladoria, e Gerente de Planejamento Econômico e Preços; de 2008 a 2010, Gerente de Custos; de 2011 a 2016, Gerente de Processos Contábeis, de Custos e Fiscais, sendo responsável pelos processos de custos, contábeis e fiscais, inclusive o custeio de produtos e serviços, contabilidade de 29 empresas, controladoria e consolidação contábil em conformidade com as IFRS de 50 empresas do Grupo Embraer, e operações fiscais. De 2017 em diante, como Gerente de Processos Financeiros.
O Sr. Magalhães Filho integrou o Conselho Fiscal: (i) do Banco do Brasil Previdência Privada (BBPREV) de 1997 a 2009; (ii) da Embraer Prev – Sociedade de Previdência Complementar de 2010 a 2012, sendo reeleito para o período de 2015 a 2018 e sendo eleito para o Conselho de Administração de 2018 a 2021; (iii) do Instituto Embraer de Educação e Pesquisas desde 2001; e (iv) da Cooperativa dos Empregados da Embrear (Cooperemb) de 2009 a 2011; foi eleito para o Conselho de Administração da Embraer para o mandato de 2015 a 2017.
 O Sr. Magalhães Filho foi conselheiro suplente do representante do CIEMB – Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer no Conselho de Administração da Embraer de 2013 a 2015, sendo eleito para o cargo de membro efetivo para o mandato de 2015-2017 e reeleito para os mandatos de 2017-2019, 2019-2021 e 2021 - 2023.
A Sra. Ramirez foi eleita em abril de 2021 como membro efetiva do Conselho de Administração da Embraer S.A.. A Sra. Ramirez é conselheira de diversas empresas listadas no Brasil e na Europa, como a Gerdau no Brasil, a Telefonica na Espanha e a LafargeHolcim na Suíça. Além disso, também é conselheira de diversas ONGs, como Amigos do Bem, Hospital Israelita Albert Einstein, Gastromotiva e Instituto Tecnologia e Sociedade. Antes de atuar como conselheira, a Sra. Ramirez foi Presidente e CEO da LATAM Brasil e Vice-Presidente de Clientes da Latam globalmente. Ela começou sua tajetória na TAM em dezembro de 2011. Atuou por 7 anos em bens de consumo na Whirpool no Brasil, principalmente nas áreas de marketing e desenvolvimento de produtos. Antes disso, foi consultora na Bain&Company por 7 anos, atuando em diversas indústrias e países. A Sra. Ramirez é engenheira química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1998 e obteve seu MBA pela Harvard Business School em 2002. Foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como Young Global Leader em 2014. A Sra. Ramirez é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Pessoas e Governança e do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética.
O Sr. Ioschpe é membro independente do Conselho de Administração da Embraer S.A. desde maio de 2020. É Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A desde 2014, membro independente do Conselho de Administração da Cosan S.A., WEG S.A., Marcopolo S.A. e BRF S.A. e Presidente do Conselho de Administração do Sindipeças e da IEDI, atuando, ainda, como membro do Conselho do SESI/SP e da ABDI. Atuou em diversas funções na Iochpe-Maxion S.A e foi o Presidente da AGCO do Brasil de 1996 a 1998. O Sr. Ioschpe é formado em jornalismo pela Universidade Federal do RS, em 1986, com especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda em Marketing – ESPM/SP, em 1988 e possui MBA na Amos Tuck School, Dartmouth College, EUA, em 1991. O Sr. Ioschpe é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e atua como membro do Comitê de Estratégia.
O Sr. Losnak Filho foi eleito em abril de 2021 como membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer, pelos empregados não-acionistas da companhia. Também é funcionário da Embraer desde 2003, atua como Programador de Produção. O Sr. Losnak Filho é membro do Conselho Fiscal da COOPEREMB, desde 2018 e atuou como membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer, de 2017 a 2018 e como Membro Conselho Deliberativo APVE - Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer, de 2017 a 2020. O Sr. Losnak Filho é Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos, em 2011, com Pós-graduação em Direito Previdenciário e Trabalhista, UNISAL, São José dos Campos, em 2013 e com Pós-graduação em Direito Previdenciário, Faculdade Legale, São Paulo, em 2016, com formação Conselheiro Administração pelo IBGC, em 2017 e com Certificação Conselheiro Fiscal pela FGV, em 2019.
João Cox Neto. O Sr. Cox atualmente atua como presidente do conselho de administração da Vivara SA, vice-presidente do conselho de administração da Braskem SA e também como membro dos conselhos de administração da Petrobras SA, Embraer SA e Linx SA. Ele é o sócio fundador e presidente da Cox Investiments & Advisory. Entre 2006 e 2010, Cox atuou como CEO e vice-presidente do conselho de administração da Claro. Em 2005, ele foi o vice-presidente do conselho de administração da Cellcom Israel. Ele atuou como CFO e relações com investidores da Telemig Celular Participações e Tele Norte Celular Participações de abril de 1999 a agosto de 2004 e também como CEO da Telemig Celular e Amazônia Celular de agosto de 2002 a agosto de 2004. Além disso, Cox atuou como membro de conselhos de administração de certas empresas no Brasil, Argentina, Holanda e Israel. Atuou também como conselheiro do CRSFN - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) e do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). Cox é bacharel em economia pela Universidade Federal da Bahia e estendeu seus estudos de pós-graduação em economia na Université du Québec à Montreal e no College of Petroleum Studies da Oxford University. O Sr. Cox é membro independente do Conselho de Administração da Embraer, atuando também como coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos e membro do Comitê de Pessoas e Governança.
O Sr. McAllister é membro independente do conselho de administração da Embraer S.A. desde setembro de 2021. O Sr. McAllister traz mais 30 anos de experiência no setor aeroespacial adquirida no desempenho de seus cargos na Howmet Corporation, GE Aviation, e na Boeing Company. Ele possui 27 anos de experiência em motores na GE, complementados por quase três anos de experiência na Boeing atuando como Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. Possui certificação Six Sigma Master Black Belt, com profundo conhecimento sobre eficiência e excelência operacional. A experiência atual do Sr. McAllister como sócio operacional na firma de private equity AE Industrial Partners, bem como sua função no Conselho da Belcan (de propriedade da AE Industrial), lhe proporcionou uma exposição muito mais ampla no setor, particularmente no que se refere a novos mercados e tecnologias como satélites, espaço e eVTOL. O Sr. McAllister é o atual Presidente do Conselho de Administração da ORBIS International, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à preservação e restauração da visão em todo o mundo. Além disso, ocupou outros cargos em outras empresas ou organizações do terceiro setor, foi membro do Conselho de Administração da Washington Roundtable and Challenge Seattle, organização que reúne executivos seniores para efetuar mudanças positivas nas políticas que apóiam uma economia vibrante no estado de Washington e foi Presidente do Wings Club Board of Governors, a principal sociedade global de profissionais da aviação e preeminente fórum para questões de aviação desde 1942. O Sr. McAllister é bacharel em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela University of Pittsburgh, em 1987. O Sr. McAllister atua como membro do Comitê de Estratégia da Embraer S.A.
O Sr. Damasceno foi eleito em abril de 2021 como membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer, pela União, na qualidade de titular de ação de classe especial. Desde outubro de 2020, é Chefe do Estado Maior da Aeronáutica. Na área militar atuou em diversas posições, dentre elas, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, de janeiro de 2019 a outubro de 2020 e Chefe do Gabinete do Comandante Aeronáutica, de abril de 2016 a janeiro de 2019. O Sr. Damasceno concluiu diversos cursos acadêmicos, curso de Formação de Oficiais Aviadores, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, curso de Comando e Estado-Maior na Universidade da Força Aérea – UNIFA, curso de Política e Estratégia Aeroespacial e Administração de Empresas pela Universidade de Santa Catarina. O Sr. Damasceno recebeu diversas condecorações, dentre elas, Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial, Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grande-Oficial, Ordem do Mérito Judicial Militar – Grau Alta Distinção, Ordem do Rio Branco – Grau Oficial, Ordem Nacional do Mérito (governo da França), Medalha de Mérito Santos-Dumont.
A Sra. Costa é Bacharel em Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1982, e possui MBA pela Samuel Curtis Johnson School of Business, Cornell University, em 1986. A Sra. Costa é sócia da Prada Assessoria Empresarial Ltda., desde 2010; membro do Conselho de Administração da Localiza S.A., desde 2009; membro do Conselho de Administração da RBS Mídia, de 2016 a 2018; membro do Conselho de Administração da BrasilSeg e Mapfre Holding, desde 2015; membro do Conselho de Administração da Mapfre S.A., desde 2015; membro do Conselho de Administração da Martins S.A., de 2014 a 2020; membro do Conselho de Administração da Totvs S.A. desde 2017; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Cimentos, de 2015 a 2018; membro do Comitê de Estratégia da Votorantim Cimentos de 2018 a 2019; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Metais (VMH e CBA), de 2015 a 2017; Diretora Pós-Graduação Lato Sensu do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, de 2011 a 2015; membro do Conselho de Administração da Marcopolo, de 2012 a 2016; membro do Conselho de Administração da Gafisa S.A., de 2011 a 2012; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Industrial, de 2012 a 2014; membro do Comitê de Estratégia da Bematech S.A., de 2014 a 2015. A Sra. Costa é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e coordenadora do Comitê de Pessoas e Governança e membro do Comitê de Estratégia.
O Sr. Wongtschowski foi Diretor Superintendente da Oxiteno S.A. (1992-2006). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi Presidente da ULTRAPAR Participações S.A., companhia aberta, atuante nas áreas de distribuição de combustíveis (Ipiranga), distribuição de GLP (Ultragaz), logística de graneis líquidos (Ultracargo) e fabricação de especialidades químicas (Oxiteno). Ele é Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. O Sr. Wongtschowski é conselheiro independente da Embraer e membro do seu Comitê de Estratégia.
O Sr. Fajerman é membro independente do Conselho de Administração da Embraer S.A. desde maio de 2020. Atua como sócio e Diretor Executivo – Área de Pessoas do Itaú Unibanco desde 2017 e atuou em diversas funções nessa instituição desde 2010. Atuou também em diversas funções no Unibanco de 2005 a 2009. Fajerman é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do RJ (UFRJ), em 1998, possui MBA em Finanças Corporativa pelo IBMEC, em 2020 e MBA Programme pela INSEAD (Fontainebleau, França), em 2004. O Sr. Fajerman é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e atua como membro do Comitê de Pessoas e Governança.
O Sr. Freeman é membro independente do conselho de administração da Embraer S.A. desde setembro de 2021. O Sr. Freeman traz mais de 30 anos de experiência no setor de aviação, a maioria dos quais na área de leasing da GECAS. Ele valeu-se de seus primeiros anos na função de finanças para tornar-se um líder comercial excepcional no mundo do leasing de aeronaves. Ele traz um bom conhecimento técnico de uma variedade de tipos de fuselagens e motores. O Sr. Freeman liderou por 12 anos o negócio de aeronaves regional da GECAS, o que lhe proporcionou grande exposição à Embraer e a outros grandes agentes regionais. Seu atual envolvimento com a NAC amplia seu conhecimento desse segmento de mercado. Ele tem um conhecimento profundo do mercado de aeronaves regional e do cenário competitivo, incluindo desafios e oportunidades de negócios. É Assessor Especial do Presidente da Nordic Aviation Capital desde 2019. De 1989 a 2018, ocupou vários cargos na General Electric Company. O Sr. Freeman ocupa diversos cargos em outras empresas ou organizações do terceiro setor, quais sejam: Tesoureiro e membro do Comitê Executivo da Airlink; membro do Conselho da Mubadala Infrastructure Partners; Presidente do Conselho da ISTAT Foundation; membro do Conselho da Regional Airline Association (EUA); membro do Conselho da European Regions Airline Association; membro do Conselho da GRA, Inc (assessoria aérea/aeroportuária). O Sr. Freeman é bacharel pela Lehigh University em Contabilidade e Finanças, em 1982, possui MBA em Finanças e Planejamento Estratégico, obtido em 1987 pela Wharton School da University of Pennsylvania e M.A. em Estudos Internacionais, obtido em 1987 pela Wharton School da University of Pennsylvania. O Sr. Freeman atua como membro do Comitê de Estratégia da Embraer S.A.
O Sr. Leite foi eleito em abril de 2021 como membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, pelos empregados não-acionistas da companhia. Também é funcionário da Embraer desde 2011, tendo atuado em diversos cargos. Atualmente, é Supervisor Suporte ao Cliente. O Sr. Leite é Diretor Comercial da COOPEREMB, desde 2018 e foi membro do Conselho Fiscal de 2015 a 2018. O Sr. Leite é Engenheiro Mecânico pela UNESP, em 1998, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, em 2002 e com formação em Conselho de Administração pelo IBGC, em 2019.
O Sr. Rodrigues foi eleito em abril de 2021 como membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, pela União, na qualidade de titular de ação de classe especial. Desde abril de 2020, é Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Na área militar, atuou em diversas posições, dentre elas, Vice-Chefia do Ministério da Defesa – EMAER, de junho de 2018 a março de 2020, Diretor da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, de fevereiro de 2017 a abril de 2018, Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, de abril de 2015 a fevereiro de 2017. O Sr. Rodrigues concluiu diversos cursos acadêmicos, inclusive curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior, curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Escola de Comando e Estado Maior, curso de Negociação de Contratos Internacionais, curso de Gestão pela Qualidade total e Pós-Graduação Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas. O Sr. Rodrigues recebeu diversas condecorações, dentre elas, Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial, Ordem do Mérito da Defesa, Grau Grande-Oficial, Ordem do Mérito Naval - Grau Grande-Oficial, Ordem do Mérito Militar - Grau Grande-Oficial, Ordem do Mérito Aeronáutico - Grau Grande-Oficial, Ordem de Rio Branco, Grau Grande Oficial - Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grau Alta Distinção - Ordem do Mérito Ministério Público Militar - Grau Distinção, Medalha Militar de Ouro, Medalha Mérito Santos-Dumont.
Sra. Oliveira Pego é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos, em 1984; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté, em 1986; Bacharel em Matemática pela Universidade Bandeirante, em 1999; possui pós-graduação em Administração pela Universidade Campos Sales, em 1994 e pós-graduação em Planejamento Contábil Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, em 2013. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Maria Antonieta é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, desde 2015, eleita pelos representantes do CIEMB - Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer, e carreira y na área Tributária Fiscal, desde outubro de 2020.

 

Comitê de Estratégia e Inovação (CESTI)

Assessora o Conselho de Administração no estabelecimento do Plano Estratégico e do Plano de Ação, com foco nos objetivos, macroprojetos e avaliações de oportunidades potenciais de novos negócios. Também acompanha a gestão da Empresa e seus resultados.

Raul Calfat - Coordenador

Dan Ioschpe - Membro

Kevin G. McAllister - Membro

Maria Leticia de Freitas Costa - Membro

Pedro Wongtschowski - Membro

Todd Messer Freeman - Membro

Francisco Gomes Neto - Secretário

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Comitê de Auditoria, Riscos e Ética

Auxilia na identificação e no gerenciamento de riscos empresariais inerentes às atividades da Companhia, na adequação dos modelos, diretrizes e políticas de gestão de risco e na aferição das informações gerenciais e contábeis divulgadas ao público e aos órgãos reguladores. Especialmente em relação à auditoria, recomenda a empresa responsável pela auditoria externa, supervisiona suas atividades e é responsável pela adoção de medidas necessárias ao conhecimento e à apuração de reclamações sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos e a auditoria independente. Ainda cabem ao Comitê supervisionar a qualidade dos relatórios financeiros e a observância dos requerimentos legais, regulamentares e de avaliação e o gerenciamento das qualificações da Empresa, além de observar o desempenho e a independência da auditoria interna, os riscos financeiros e os controles internos, tendo como responsabilidade avaliar a adequação dos recursos humanos e financeiros destinados à gestão de riscos da organização. O Comitê deve implementar, disseminar, revisar, atualizar e realizar treinamentos no que tange ao Código de Ética e Conduta da Companhia e do canal de denúncias (Helpline), além de conduzir apurações e propor medidas corretivas relativas às infrações ao Código de Ética e Conduta da Companhia, podendo delegar determinadas atividades ao Comitê de Ética e Conduta da Companhia.

João Cox Neto - Coordenador

Claudia Sender Ramirez - Membro

Raul Calfat - Membro

Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Membro Externo (Conforme Art.35, Parágrafo 1º do Estatuto Social da Companhia)

O Sr. Salles Pinto é Diretor Presidente do Grupo Bozano desde 2011 e foi Diretor Executivo de 2000 a 2010. De 1988 a 2000, trabalhou em diversas empresas do Banco Bozano, Simonsen S.A. O Sr. Salles Pinto é membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas. O Sr. Salles Pinto é bacharel em Economia e Engenharia Elétrica pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pela Universidade de Brasília (UnB), respectivamente. Tendo Mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (EPGE) e Mestre em Administração pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Foi membro do Conselho de Administração da Embraer de abril de 2009 até maio de 2020, após essa data, foi indicado para membro externo e independente do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética.

Vanessa Claro Lopes - Membro Externo (Conforme Art.35, Parágrafo 1º do Estatuto Social da Companhia)

A Sra. Claro Lopes é Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Análise de Sistemas pela FATEC/BS, com especialização em Gestão Empresarial pela EAESP FGV e Redes de Computadores pela Universidade São Judas. Com 26 anos de experiência profissional, atualmente é membro independente dos Conselhos de Administração da Afya Limited e das Lojas Americanas SA, coordenadora do Comitê de Auditoria da Tegma Logística SA e membro dos Comitês de Auditoria da Embraer SA, Afya Limited e Lojas Americanas SA, membro dos Conselhos Fiscais da Cosan SA, Comgás SA e Cosan Logística SA. Anteriormente foi Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo SA e membro dos Conselhos Fiscais da Gerdau SA, Terra Santa Agro SA, Renova Energia SA e Estácio Participações SA. Com relevante atuação em empresas de capital aberto, listadas no Brasil e nos EUA, foi Diretora Executiva da Auditoria Interna Corporativa do Grupo TAM SA e Diretora da Auditoria Interna da Globex Utilidades SA entre os anos de 2004 e 2014. Iniciou sua carreira em 1995 na PwC Brasil na área de Advisory Services, tendo sido responsável pela criação no Brasil do Grupo de especialistas em Revenue Assurance para atendimento das empresas de Telecomunicações. Atuou como responsável pelas equipes de Auditoria Interna do Grupo Telefônica SA entre os anos de 2000 e 2004, implementando em conjunto com a Telefonica da Espanha o Mapeamento de Riscos para todas as empresas do grupo no Brasil. Foi professora titular da cadeira de Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação na Faculdade Objetivo entre os anos de 1997 e 1998. A Sra. Claro Lopes é membro externo e independente do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética.

Antonio Carlos Garcia - Secretário

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Comitê de Pessoas e ESG (CPESG)

Apoia o Conselho de Administração no que se refere à eleição e à destituição de diretores; estabelecimento de suas respectivas funções; definição das políticas de remuneração e de recursos humanos; administração de programas para a outorga de opções de compra de ações da Companhia; e recomendação da transferência de recursos para associações de empregados e entidades assistenciais, recreativas e de previdência privada.

Maria Leticia de Freitas Costa - Coordenadora

Claudia Sender Ramirez - Membro

João Cox Neto - Membro

Sérgio Guillinet Fajerman - Membro

Beatriz Botelho de Oliveira - Membro Externo (Conforme Art.35, Parágrafo 1º do Estatuto Social da Companhia)

A Sra. Botelho é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e MBA em Gestão Empresarial pela Business School São Paulo. Profissional com 35 anos de experiência na área ambiental e sustentabilidade, a Sra. Botelho é Consultora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa B2 Consultoria Ambiental. Atuou como Head de Meio Ambiente para América do Sul na Ambev, entre 1991 até 2020, englobando 49 plantas industriais, foi responsável pela estratégia de sustentabilidade supply e Liderança do Comitê de Sustentabilidade, responsável por gestão e controle ambiental, indicadores de ecoeficiência, treinamentos ambientais e formação de equipe, realizou trabalhos de preservação de recursos naturais com redução superior a 50% em consumo de água, dentre outras atividades. Possui experiência na Europa e EUA, na elaboração de políticas e padrões ambientais globais. Recebeu 3 prêmios globais por desenvolvimento de melhores práticas de sustentabilidade, 7 prêmios globais consecutivos para South América como melhor Zona da Companhia em Gestão Ambiental (2014 a 2020), prêmio 2017 CEBEDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) de Liderança Feminina Brasil para Sustentabilidade. A Sra. Botelho é membro externo do Comitê de Pessoas e ESG da Embraer S.A.

Carlos Alberto Griner - Secretário

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Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão social independente da administração e da auditoria externa da empresa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Sr. Ivan é Presidente do Conselho Fiscal da Embraer. Desde janeiro de 1987 trabalha na Fundação Sistel (Fundação de Previdência Privada) atualmente como Gerente de de Investimentos e Finanças, sendo responsável pela administração das Carteiras de Investimentos em renda fixa e variável imóveis e empréstimos da Fundação, definindo em conjunto com outras áreas a política de "Asset Alocation" e "Asset Selection" com vistas à maximização de retornos dos associados ao menor risco possível.

Responsável pela gestão financeira e de tesouraria da Fundação. Foi também Gerente do Departamento de Administração da Carteira de Renda Variável e Gerente da Divisão de Análise de Investimentos em Renda Variável.

O Sr. Ivan ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:

- Conselho Fiscal e Membro do Comitê Executivo da Perdigão S.A no ano de 2007. - Conselheiro Fiscal do Grupo Paranapanema S.A de 2005 a 2006. - Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Auditoria do Grupo CPFL Energia S.A de 2004 a 2005 onde ajudou na adequação da companhia aos preceitos da Lei Sarbanes Oxley. - Conselheiro Fiscal da Santos Brasil - Conselheiro Fiscal da Telesp – Telecomunicações de São Paulo S.A. - Conselho Fiscal Suplente da Embraer de 2000 a 2003 e Conselheiro Efetivo do Conselho Fiscal desde abril de 2008 a 2010.

O Sr. Vilela é Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Embraer. Exerceu no Grupo Bozano, desde julho de 1971, funções de elaboração, revisão, supervisão e gerenciamento de trabalhos ligados diretamente à área contábil e fiscal, nos cargos de assistente contábil, sub-contador, contador, assistente e gerente de controladoria. A partir de março de 1999 foi eleito Diretor de Controladoria, tendo a responsabilidade pela supervisão, gerenciamento e controle da contabilidade da Holding do Grupo e suas subsidiárias não financeiras, atuando também como consultor fiscal e societário, em parceria com o Departamento Jurídico do Grupo, auxiliando nos assuntos especialmente vinculados ao planejamento tributário, a reorganização societária (incorporações, cisões e fusões), venda de empresas e leilões de privatização.

A partir de 2000, com a venda das instituições financeiras do Grupo e com a subdivisão de funções passou a atuar como Diretor da Área Contábil e Fiscal alocada a Controladoria.

Desde novembro de 2011 passou a exercer a atividade de consultor independente para assuntos ligados ás áreas contábil e tributária do Grupo Bozano

O Sr. Vilela ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:

- Membro do Conselho Fiscal Efetivo da Embraer de maio de 2003 a abril de 2004. - Presidente do Conselho Fiscal da Embraer com funções de Comitê de Auditoria de maio de 2004 a abril de 2007. - Membro do Comitê de Auditoria da Azul S.A. de julho de 2010 até outubro de 2011. - Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Embraer desde abril de 2011.

O Sr. João Manoel Pinho de Mello possui graduação em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV, 1996), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2000) e PhD em Economia pela Stanford University (2005). Foi professor assistente (2004-2010) e associado (2010-2013) do Departamento de Economia da PUC-Rio. É professor titular do Insper (em licença). Assumiu a Diretoria de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil. Antes foi Secretário de Política Econômica, Secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência e Assessor Especial para Reformas Microeconômicas, todos postos no Ministério da Fazenda.

Foi Fellow na Harvard Kennedy School of Government e Lemann Visiting Scholar no David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University).

Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria. Entre 2001 e 2015, liderou a America Latina Crime and Policy Network da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Foi pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista no exterior da FAPESP e é pesquisador 1D do CNPq.

Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia política, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais de primeira linha, entre eles Review of Economic Studies, Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of Money, Credit, and Banking, Journal of Economic Behavior and Organization, Review of Finance e Economics of Education Review.

Além de suas atividades acadêmicas, foi consultor da área de equity research da Gestora de Recursos Opportunity entre 2005 e 2013 e sócio do Pacífico Gestora de Recursos entre 2013 e 2016, além de consultor de empresas e perito em arbitragem.

O Sr. João ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas:

- Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central do Brasil, de fevereiro de 2019 até o presente momento - Secretário da Secretaria de Produtividade e Promoção da Concorrência, Ministério da Fazenda, março 2017 a dezembro de 2018. - Colunista da Folha de São Paulo, setembro 2016 – março 2017. - Fellow, Kennedy School of Government, Harvard University, agosto 2016 – julho 2017. - Lemann Visiting Scholar, David Rockfeller Center for Latin American Studies, Harvard University, agosto 2016 –julho 2017. - Sócio da Pacifico Gestão de Recursos, janeiro 2011 – agosto 2016. - Professor Titular, Insper, janeiro 2014 até a presente data (atualmente em licença). - Professor Associado, Departamento de Economia PUC-Rio, Brasil, dezembro 2010 - dezembro 2013.

Atualmente sócio da Veedha Investimentos, empresa de assessoria financeira ligada a XP, após 10 anos como sócio da Condere Consultoria onde focava em M&A, valuation e análise de viabilidade de projetos. O Sr. Maurício tem mais de 35 anos de experiência na área financeira, desenvolvendo estratégias empresariais e de investimento visando criação de valor e sustentabilidade. Gestor de investimentos e de participações em negócios.

Conselheiro de administração e conselheiro fiscal de companhias de capital aberto e fechado, além de instituições sem fins lucrativos. Foco nas áreas de estratégia de negócios, gestão financeira e indicadores de desempenho.

Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1983, MBA com distinção pela Wharton School – University of Pennsylvania, em 1988. Certificações: CFA 2005, CNPI 2006 e IBGC em 2009.

O Sr. Maurício ocupa ou ocupou os cargos abaixo:

- Sócio da Veedha Investimentos desde maio 2021. - Embraer S.A.: membro do Conselho de Fiscal, desde 2016 - Sócio da Condere Consultoria de Estratégia e M&A, de 2010 a 2021 - Membro do Conselho de Administração de 2009 a 2014 e Presidente do Comitê de Finanças, de 2011 a dez/2014 da Intersmart Distribuidora de Equipamentos de T.I. - Membro do Conselho Fiscal da Grendene S.A de 2012 a 2015. - Membro do Conselho Fiscal da SLC Agrícola de 2013 a 2019. - Membro do Conselho de Administração/Conselho Consultivo em 2016 do Grupo Encalso/Damha.  - Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A de 2011 a 2014.  - Membro do Conselho Fiscal da Sonae Sierra Brasil de 2012 a 2013.  - Membro do Conselho Fiscal da Tupy de 2010 e 2012.

O Sr. Mario Ernesto Vampré Humberg foi Membro da Diretoria Estatutária, CFO de 2008 a 2020, da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, Campo Limpo Paulista, SP, responsável pelas áreas financeiras (Controladoria, Tesouraria, Contabilidade, Custos Impostos e Riscos), Jurídico & Compliance, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Compras nas 3 empresas legais do grupo. Foi Membro da Diretoria Executiva /Diretor de Controladoria de 2001 a 2007 da MAHLE Filter Systems North America, Murfreesboro, TN, USA, responsável pelas áreas financeiras (Controladoria, Tesouraria, Contabilidade, Custos Impostos e Riscos), Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Compras nas 5 plantas do grupo.

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e curso de extensão em Controladoria pela Faculdade Trevisan (1997), participou de diversos cursos de educação executiva: Conselho Fiscal na Prática – 2020 (IBGC - São Paulo, SP), Leading Business Change – 2017 (thyssenkrupp Academy – Essen, Alemanha), Champion Six Sigma – 2017 (thyssenkrupp Academy – Campo Limpo Paulista, SP), Shaping Complex Business – 2015 (IMD Business School - Geneva, Suiça), Programa de Preparação de Conselheiros de Administração – 2014 (Fundação Dom Cabral - B. Horizonte, MG), Maximizing Leadership Impact – 2012 (Harvard Business School (Boston, EUA), Skills, Tools & Competencies Program – 2011 (FDC/Kellogg School of Mgmt. - Evanston, EUA), Breaking New Grounds – 2011 (Harvard Business School - Boston, EUA).

Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC

CFO Certificado pelo IBEF

O Sr. Fontenele é membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer. Atualmente exerce o cargo de Gerente Jurídico da Fundação Sistel de Seguridade Social. No período de 1984 a 1985 atuou como Advogado no escritório de advocacia João Agripino de Vasconcelos Maia. De 1985 a 1986 foi Advogado da Mútua de Assistência dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Foi Diretor Jurídico da Americel S.A. - Companhia de Telefonia Celular no período de 1997 a 1998.

O Sr. Fontenele ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:

- Membro do Conselheiro Fiscal da Embratel Participações S.A em 1998. - Membro do Conselho Fiscal da Tele Nordeste Celular Participações S.A em 1999. Membro do Conselho Fiscal da Eluma S.A. em 2006 - Membro do Conselho Fiscal da Brasken S.A. em 2006 - Membro Suplente da CPFL Energia S.A. em 2013 - Membro Suplente do Conselho Fiscal da Brasil Foods S.A. em 2014 - Membro do Conselho Fiscal da Santos Brasil S.A - Companhia Portuária de Containers de 2000 até 2006 - Membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer de março de 2001 até a presente data. - Membro do Conselho de Administração da Bonaire S.A. de outubro de 2014 a dezembro 2019 - Membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer de março de 2001 até a presente data.

O Sr. Wanderley é membro suplente do Conselho Fiscal da Embraer desde 2011. Atua na Crescera Partners S.A, gestora de fundos independente desde março de 2015 como sócio executivo desempenhando a função de CFO. Responsável pela área administrativa/financeira da Crescera, gerencia dois escritórios. No Grupo Bozano desde abril de 1995, nos cargos de Diretor da Kadon Empreendimentos S.A., Diretor da Coroa Alta Empreendimentos Imobiliários, procurador da Cia Bozano e membro do Conselho de Administração da GD Empreendimentos Imobiliários S.A. Responsável pela área financeira do Grupo Bozano gerenciando o departamento de contas a pagar e análise das diversas possibilidades de investimentos para o conglomerado, desde aplicação em renda fixa até o investimento em novas empresas, passando por operações no mercado financeiro como compra de ações, operações nos mercados futuros e swap.

 

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Diretoria

Nossos Diretores são responsáveis pela administração cotidiana da empresa. Os Diretores, que são eleitos pelo Conselho de Administração como estatutários, possuem mandato de dois anos e têm responsabilidades estabelecidas pelo nosso Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.

O Sr. Gomes Neto foi eleito em 22 de abril de 2019 como Diretor Presidente da Embraer S.A.. Atuou como Group VP & CEO da Americas da Mann-Hummel no período de maio de 2010 até julho 2015, CEO da Mann-Hummel NAFTA no período de outubro 2008 até maio 2010, CEO Mann-Hummel Brasil no período de fevereiro 2000 até outubro 2008, CEO Knorr Bremse Veículos Comerciais Brasil no período de outubro 1996 até janeiro 2000, CEO da Knorr Bremse Sistemas Ferroviários Brasil no período de março 1992 até setembro 1996, várias posições na Knorr Bremse Brasil como Gerente Assistência Técnica, Gerente Engenharia de Aplicação, Gerente Comercial e Diretor Executivo no período de março 1984 até março 1992.

O Sr. Francisco também atuou como Board Member no período de 2015 a 2019 nas seguintes empresas: Tata Marcopolo - India, Superpolo - Colombia, Metalpar e Metalsur – Argentina. No período de 2015 a 2018, atuou como Board Member da GBPolo no Egito; no período de de 2010 a 2015 como Board member da OESA – Original Equipment Supplier Association em Michigan USA; e no período de 2010 a 2018 como Board Member na Sindipeças – Sindicato Indústria de Autopeças do Brasil.

Formado em engenharia elétrica pela UMC em 1981; com especialização em Administração pela FGV-SP em 2000; com MBA-Controller pela USP-SP em 2001; frequentou também os cursos de Finanças e gestão de riscos em St. John University em 2002, Programa Executivo na University of Michigan em 2002 e IBGC – Instituto Brasileiro de Governança em 2018.

Sr. Garcia foi eleito como Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores a partir de 1º de janeiro de 2020.
Graduou-se em Contabilidade pela Faculdades Integradas Campos Salles em 1989. Em 1999 completou MBA em Administração de Empresas, PUC – SP. Ele também participou do Programa para Executivos da ThyssenKrupp em Harvard Business School. Antonio Garcia trabalhou na ThyssenKrupp onde atuou como CFO global da unidade de negócio Forged Technologies, na Alemanha. Anteriormente, trabalhou por seis anos no grupo ZF do Brasil e mais de dezoito anos no Grupo Siemens, onde atuou em vários segmentos de negócios.
Arjan Meijer, 47 anos, é o Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial a partir de 29 de junho de 2020. Ele atuava como Chief Commercial Officer (CCO) da Embraer Aviação Comercial desde janeiro de 2017. Durante sua gestão como CCO, ele foi responsável pela área global de vendas e marketing, contribuindo para a empresa conquistar 35 campanhas de vendas. Arjan entrou na companhia em abril de 2016 como vice-presidente da Aviação Comercial para Europa, Oriente Médio, África e Rússia. Antes da Embraer, Arjan atuou por 15 anos em vários cargos de liderança no grupo KLM. Suas últimas posições foram de vice-presidente de serviços técnicos e desenvolvimento de frota na subsidiária KLM Cityhopper e diretor-geral da KLM Engenharia no Reino Unido. Arjan se formou na Universidade de Delft, na Holanda, e na Universidade Purdue nos Estados Unidos. Ele tem mestrado em Engenharia Aeronáutica e MBA em Administração e Negócios.
O Sr. Griner é Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade.
Carlos Alberto Griner é Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área de Construção Pesada e Infraestrutura, migrando posteriormente para Qualidade e RH. Trabalhou por mais de 10 anos na GE no Brasil, Estados Unidos e México na área de Aviação e como Diretor Corporativo de RH para o México e América Latina.
 Em 2008, Griner assumiu a posição de Diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, onde foi responsável, além do RH, pelas áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Griner foi membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Abril, Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham, Diretor da ABRH-SP e atualmente é Conselheiro da Junior Achievement Brasil.

A Sra. Leschziner é nossa Vice-Presidente Executiva Jurídica e Chief Compliance Officer desde junho de 2016. Trabalhou na DuPont do Brasil de setembro de 2002 a dezembro de 2015 como Diretora Jurídica e de Assuntos Governamentais para o Brasil, e de janeiro de 2016 a junho de 2016 como Diretora Jurídica para o Brasil e Região Andina, sendo responsável pelos aspectos legais de todos os negócios da DuPont no Brasil, Colômbia, Venezuela, Perú, Equador e Bolívia. Fabiana formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1993 com mestrado pela Cornell Law School, Ithaca, EUA. É especialista em direito societário, finanças corporativas, mercado de capitais, defesa da concorrência e comércio internacional, tendo sido associada do escritório Davis Polk & Wardwell em Nova Iorque, de julho de 1998 a dezembro de 2001.

Jackson Schneider é presidente da Embraer Defesa & Segurança desde janeiro de 2014.
Formado em Direito pela Universidade de Brasília – UNB, possui MBA pela São Paulo Business School com intercâmbio na Rotmann Commerce (Universidade de Toronto). Atualmente é “visiting Senior Research Fellow, Department of War Studies, King´s College, London”. Começou sua carreira no Ministério da Justiça. No setor privado, trabalhou na Unilever e na Mercedes-Benz do Brasil.
É presidente dos Conselhos de Administração da Tempest Serviços de Informática S.A. e da Visiona Tecnologia Espacial S.A. É membro do Conselho de Administração da OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal), do Conselho Consultivo da Mercedes-Benz do Brasil, do Conselho de Administração da YDUQ S.A (Estácio Participações S.A), do Conselho Consultivo do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do Tribunal de Contas da União e Presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial dos BRICS. Também é membro ativo em organizações “Pró-bono” como Fundação Bienal de São Paulo, AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP.
Além disso, Schneider foi presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), vice-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República).
O Sr. Bordais é Vice-Presidente de Serviços e Suporte da Embraer, unidade de negócios criada no final de 2016 para concentrar, consolidar e oferecer aos clientes um amplo portfólio de soluções nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança.
De julho de 2013 a dezembro de 2016, o Sr. Johann foi responsável por uma equipe de mais de 1.200 pessoas de diferentes áreas, como Gerenciamento de Relações com Clientes; Suporte Técnico e de Manutenção; Materiais; Operações de Voo; Engenharia e Suporte de Operações de Voo; Serviços Técnicos e Treinamento; e Soluções, Desenvolvimento e Análise de Negócios, todas dedicadas a apoiar os clientes da Embraer e suas 2.400 aeronaves em todo o mundo.
Além disso, supervisionou o Centro de Atendimento ao Cliente em São José dos Campos e a rede global de Centros de Serviços de Aeronave Autorizados da Embraer. Nos últimos três anos, liderou a transformação das atividades de pós-venda da Embraer, globalizando as soluções e garantindo a satisfação do cliente através de inovação.
Durante treze anos, o Sr. Johann foi responsável pelo escritório de Serviços e Suporte da Embraer em Paris, gerenciando pós-vendas e operações para clientes de aeronaves comerciais na Europa, África, Oriente Médio e Ásia Central e antes de se mudar para a Europa, Johann era o Gerente Sênior de Suporte de Vendas de Aeronaves e Administração de Contratos, e Gerente do Customer Order Desk.
Antes de ingressar na Embraer, Johann trabalhou na MRO, empresa autorizada da Raytheon/Beechcraft em Paris e em uma empresa de peças de reposição para motores de aeronaves em Dallas.
O Sr. Affonso é atualmente responsável pela Vice Presidência de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa, desde 29 de junho de 2020. Atuou na Vice-Presidência de Estratégia, Inovação e Digital na Embraer, reportando-se ao Presidente e CEO da Embraer de agosto de 2017 a junho de 2020. Foi Diretor de Operações (COO) da Aviação Comercial, de 2011 a 2017, liderando programas de desenvolvimento de produto, inteligência de mercado, serviços de suporte ao cliente, bem como a linha de montagem final de aeronaves. Nesta posição, liderou o desenvolvimento dos jatos E-Jets E2 desde o seu lançamento. Durante seu mandato, a presença e os resultados dos serviços de suporte ao cliente para a Aviação Comercial foram significativamente expandidos.
Affonso foi responsável pelo segmento de Aviação Executiva da Embraer, de fevereiro de 2005 a abril de 2011, incluindo estratégias de negócios e de produtos, além de marketing, vendas e suporte ao cliente. Liderou a expansão significativa da Embraer nesse mercado, incluindo o lançamento de seis novos produtos, a criação de uma rede mundial de suporte a vendas e serviços e o aumento das receitas de vendas de US$ 250 milhões para US$ 1.250 bilhão.
Está na Embraer há 36 anos e foi engenheiro chefe do bem-sucedido programa ERJ 145 em 1995. Também foi vice-presidente do programa de E-Jets desde sua criação em 1999 até a entrada em serviço em 2004 e 2005, avançando fortemente a posição da Embraer no mercado de aviação, e ainda agiu como Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos.
Affonso é mestre em administração de empresas internacionais pela Universidade de São Paulo. É graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, Brasil, em 1982. Também concluiu programas executivos em gestão e estratégia pela University of Michigan Business School e MIT Sloan School of Management. Ademais, foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e General Aviation Manufactures Association (GAMA). E exerce atualmente cargo como membro do conselho de empresas da indústria aeroespacial.
O Sr. Michael Amalfitano é Presidente e CEO da Divisão de Jatos Executivos da Embraer. o Sr. Amalfitano foi Vice-Presidente Executivo, Diretor Administrativo Sênior da Stonebriar Commercial Finance (SCF) e Diretor Administrativo e Executivo Chefe do Banc of America Leasing – Global Corporate Aircraft Finance (GCAF), divisão do Bank of America Merrill Lynch (BAML). O Sr. Amalfitano é membro titular da Associação de Arrendamento e Financiamento de Equipamentos, Associação Internacional de Helicópteros, Associação Europeia de Aviação Comercial, integrando o Conselho de Liderança, o Conselho Consultivo de Associados e o Comitê de Força-Tarefa Conjunta da Associação Nacional de Aviação Comercial. Ele também integrou o Comitê de Financiamento e, no passado, atuou como Presidente do Conselho Consultivo de Associados da Associação Nacional de Revenda de Aeronaves; por dois mandatos consecutivos o Sr. Amalfitano foi Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Financiamento Aeronáutico, da qual é atualmente membro titular. O Sr. Amalfitano é Bacharel em Economia e Mestre em Gestão Financeira pela Fairfield University, em Fairfield, Connecticut.

O Sr. Marinho é Vice-Presidente de Operações da Embraer desde 29 julho de 2020, sendo responsável por definir e implementar todas as melhorias de desempenho da organização operacional, ele também possui uma vasta experiência na implementação da filosofia Lean na indústria aeronáutica, com foco em aumentar a produtividade, simplificar processos e estabelecer uma cultura de excelência na produção, logística, estratégia e planejamento, agregando valor ao cliente. Iniciando sua carreira na Embraer em 1999, Marinho tornou-se Diretor Administrativo da ELEB Equipamentos Ltda em fevereiro de 2014. Antes disso, atuou como Gerente de Engenharia de Manufatura na unidade GPX e como Gerente de Logística em Subcontratados e também como Supervisor de Logística de 2004 até 2008. Antes da Embraer, Luís trabalhou por 8 anos na VASP como responsável pela manutenção e qualidade da engenharia aviônica. Luís Marinho é bacharel em Engenharia Elétrica e mestre em administração de empresas e curso em Finanças e Contabilidade para Executivo Não Financeiro na Universidade de Stanford.

 

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