Governança

Estrutura Organizacional

ADMINISTRAÇÃO

Atendendo aos mais altos padrões de governança corporativa, a Administração da Embraer é composta pelo Conselho de Administração e seus três comitês de assessoramento (Comitê de Estratégia, Comitê de Auditoria, Riscos e Ética e Comitê de Pessoas e Governança), pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria. Abaixo apresentamos os nomes, posições e breve relato biográfico dos membros da Administração.

 

Conselho de Administração

Nosso Conselho de Administração reúne-se em sessões ordinárias oito vezes ao ano e em sessões extraordinárias quando convocadas pelo Presidente ou pela maioria de seus membros. É o órgão responsável, dentre outros, pelo estabelecimento das nossas políticas gerais de negócio e pela eleição dos nossos Diretores, bem como pela supervisão da gestão dos mesmos.

Dentre os membros do Conselho de Administração, sete são independentes de acordo com os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado, quais sejam: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia,exceto participação de capital; (ii) não ser Acionista Controlador,cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador; (iii) não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii)não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

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O Sr. Silva é Bacharel em Engenharia Mecânica pela PUC do Rio de Janeiro. Em 40 anos de carreira, ocupou cargos em diversas áreas, sendo que 22 anos como Diretor Presidente. O Sr. Silva foi Diretor Presidente da GE do Brasil de 2001 a 2007 e desde então tem ocupado cargos nos conselhos de administração de diversas empresas. O Sr. Silva é Presidente do Conselho de Administração da Embraer e membro independente do conselho da Votorantim Cimentos, Ultrapar e Nitroquímica. O Sr. Silva é membro Pro Bono da Câmara Americana de Comércio desde 2003. O Sr. Silva é membro independente do Conselho de Administração da Embraer.

O Sr. Salles Pinto é Diretor Presidente do Grupo Bozano desde 2011 e foi Diretor Executivo de 2000 a 2010. De 1988 a 2000, trabalhou em diversas empresas do Banco Bozano, Simonsen S.A. Foi eleito pela primeira vez para o Conselho de Administração da Embraer em abril de 2009 e é membro independente, sendo membro do Comitê de Pessoas e Governança e coordenador do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética. O Sr. Salles Pinto é bacharel em Economia e Engenharia Elétrica pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pela Universidade de Brasília (UnB), respectivamente. É Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (EPGE) e Mestre em Administração pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). O Sr. Salles Pinto é membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Ouro Preto Óleo e Gás.

O Sr. Magalhães Filho é bacharel em Ciências Contábeis, com especialização em Desempenho Orçamentário. É funcionário da Embraer desde 1986, tendo exercido os seguintes cargos: de 1986 a 2008, Supervisor de Orçamento, Assessor do Diretor de Controladoria, e Gerente de Planejamento Econômico e Preços; de 2008 a 2010, Gerente de Custos; de 2011 a 2016, Gerente de Processos Contábeis, de Custos e Fiscais, sendo responsável pelos processos de custos, contábeis e fiscais, inclusive o custeio de produtos e serviços, contabilidade de 29 empresas, controladoria e consolidação contábil em conformidade com as IFRS de 50 empresas do Grupo Embraer, e operações fiscais. De 2017 em diante, como Gerente de Processos Financeiros.
O Sr. Magalhães Filho integrou o Conselho Fiscal: (i) do Banco do Brasil Previdência Privada (BBPREV) de 1997 a 2009; (ii) da Embraer Prev – Sociedade de Previdência Complementar de 2010 a 2012, sendo reeleito para o período de 2015 a 2018, sendo eleito para o Conselho de Administração de 2018 a 2021; (iii) do Instituto Embraer de Educação e Pesquisas desde 2001; e (iv) da Cooperativa dos Empregados da Embrear (Cooperemb) de 2009 a 2011; foi eleito para o Conselho de Administração da Embraer para o mandato de 2015 a 2017.
 O Sr. Magalhães Filho foi conselheiro suplente do representante do CIEMB – Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer no Conselho de Administração da Embraer de 2013 a 2019, sendo eleito para o cargo de membro efetivo para o mandato de 2015-2017 e reeleito para os mandatos de 2017-2019 e 2019-202.
O Sr. Saes foi eleito em abril de 2019 como membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer, pelos empregados não-acionistas da companhia. Também é funcionário da Embraer desde março de 1982, tendo atuado em diversos cargos. Atualmente, é Engenheiro de Desenvolvimento do Produto/Sistemas. O Sr. Saes é Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Paraíba, em 1986; com Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG) em 2000 e curso de Aircraft Design pela University of Kansas, em 2001.
O Sr. Vainboim foi membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco S.A. de 2009 a abril de 2015. É membro do Conselho de Administração da Cia. Iochpe-Maxion, membro do Conselho Deliberativo do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), membro do Conselho Consultivo do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna, membro do Conselho Deliberativo do MASP, Presidente do Conselho Fiscal do Hospital Albert Einstein em São Paulo e Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. O Sr. Vainboim atuou no Unibanco em diversas funções desde 1969. O Sr. Vainboim foi também Presidente do Unibanco de 1988 a 1992 e membro do seu Conselho de Administração até 2008. O Sr. Vainboim foi presidente da Unibanco Holdings S.A. de 1994 a 2007, Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Unibanco Holdings S.A. de 2007 a fevereiro de 2009. Foi eleito pela primeira vez para o Conselho de Administração da Embraer em abril de 2009 sendo membro independente; é membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética e coordenador do Comitê de Estratégia. O Sr. Vainboim é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA pela Stanford University.
O Sr. Cox é presidente do Conselho de Administração da TIM Participações S.A. e TIM Brasil S.A. e também membro dos conselhos da Petrobras. S.A., Embraer S.A., Linx S.A. e Braskem S.A.. É sócio fundador e sócio-administrador da Cox Investimentos & Consultoria Ltda. De 2006 a 2010, atuou como vice-presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente da Claro.  Em 2005, atuou como vice-presidente do Conselho de Administração da Cellcom Israel. Entre abril de 1999 e agosto de 2004, atuou como Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Telemig Celular Participações e da Tele Norte Celular Participações e também como Diretor-Presidente da Telemig Celular e Amazônia Celular de agosto de 2002 a agosto de 2004. Cox foi, ainda, membro dos Conselhos de Administração de outras empresas no Brasil, Argentina, Holanda e Israel. Também foi conselheiro do CRSFN - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, da ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas e do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Cox é formado em economia pela Universidade Federal da Bahia e estendeu seus estudos de pós-graduação em economia na Université du Québec à Montreal e no College of Petroleum Studies da Oxford University. O Sr. Cox é membro independente do Conselho de Administração da Embraer, e também atua como coordenador do Comitê de Pessoas e Governança e membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética.
Em 10 de janeiro de 2019, o Sr. Araújo foi nomeado Comandante de Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira. Atuou como Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica de 08 de abril de 2016 a 10 de janeiro de 2019, como Chefe de Gabinete do Comando da Aeronáutica de 20 de abril de 2012 a 8 de abril de 2016, como Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica de 7 de abril de 2011 a 12 de abril de 2012, e como chefe da Assessoria Parlamentar da Aeronáutica de 17 de julho de 2008 a 7 de abril de 2011. O Sr. Araújo concluiu diversos cursos acadêmicos, inclusive o Curso de Formação de Aviadores na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP, em 1980; o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; o Curso de Comando e Estado-Maior; o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais e MBA em Gestão Institucional Estratégica em 2006. O Sr. Araújo é membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer, eleito pela União, na qualidade de titular de ação de classe especial.
O Sr. Souza é membro do Conselho de Administração da Embraer, Diretor de Administração da Previ, onde é responsável pelas áreas de suporte administrativo, gestão de pessoas, tecnologia da informação, contabilidade, controle financeiro, mapeamento de processos e controladoria, gerenciando o funcionamento diário da entidade. Possui extensa carreira no Banco do Brasil e na Previ, tendo exercido diversas posições desde 1981. Antes de assumir o mandato de Diretor, atuou como Gerente Executivo de Benefícios da Previ. O Sr. Souza é formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, em 1989; possui MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas, em 2009; especialização em Mandado de Segurança, pela Universidade Católica de Petrópolis, em 1993; especialização em Desenvolvimento de Executivos pelo Insper, em 2017; certificação em CPA-20, em 2014; e Certificação de Gestor de Fundos de Pensão – ICSS, em 2016. O Sr. Souza também atua como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética. O Sr. Souza é membro independente do Conselho de Administração da Embraer.
A Sra. Freitas Costa é Bacharel em Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1982, e possui MBA pela Samuel Curtis Johnson School of Business, Cornell University, em 1986. As principais experiências profissionais da Sra. Freitas Costa nos últimos cinco anos são: sócia da Prada Assessoria Empresarial Ltda., desde 2010; membro do Conselho de Administração da Localiza S.A., desde 2009; membro do Conselho de Administração da RBS Mídia, desde 2016; membro do Conselho de Administração da BB Mapfre, desde 2015; membro do Conselho de Administração da Mapfre S.A., desde 2015; membro do Conselho de Administração da Martins S.A., desde 2014; membro do Conselho de Administração da Totvs S.A. desde 2017; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Cimentos, desde 2015; membro do Comitê de Estratégia da Votorantim Cimentos desde 2018; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Metais (VMH e CBA), de 2015 a 2017; Diretora Pós-Graduação Lato Sensu do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, de 2011 a 2015; membro do Conselho de Administração da Marcopolo, de 2012 a 2016; membro do Conselho de Administração da Gafisa S.A., de 2011 a 2012; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Industrial, de 2012 a 2014; membro do Comitê de Estratégia da Bematech S.A., de 2014 a 2015. A Sra. Freitas Costa é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Pessoas e Governança e do Comitê de Estratégia.
O Sr. Wongtschowski foi Diretor Superintendente da Oxiteno S.A. (1992-2006). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi Presidente da ULTRAPAR Participações S.A., companhia aberta, atuante nas áreas de distribuição de combustíveis (Ipiranga), distribuição de GLP (Ultragaz), logística de graneis líquidos (Ultracargo) e fabricação de especialidades químicas (Oxiteno). Ele é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., da Votorantim S.A. e do Centro de Tecnologia Canavieira S.A.. O Sr. Wongtschowski é conselheiro independente da Embraer e membro do seu Comitê de Estratégia.
Raul Calfat é formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1974. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Calfat foi CEO, até dezembro de 2013 e Presidente do Conselho de Administração desde janeiro de 2014 a abril de 2019, da Votorantim S.A., é Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro de 2018, conselheiro independente da Duratex S.A., desde maio de 2015. Calfat também é membro do Conselho de Administração, desde agosto de 2015 do Hospital Sírio-Libanês, uma organização do terceiro setor. Calfat é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Estratégia e do Comitê de Pessoas e Governança.
OSr. Domingues é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer. Desde julho de 2017, é Tenente Brigadeiro do Ar, atuando como Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial Aviador em dezembro de 1981. Na área militar, atuou em diversas posições. O Sr. Domingues concluiu diversos cursos acadêmicos, inclusive o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior, curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Escola de Comando e Estado Maior, MBA em Gestão Estratégica na Universidade Federal Fluminense e Gestão de Contratos de Terceirização pela ESAF. O Sr. Domingues recebeu diversas condecorações, dentre elas, Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial, Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã-Cruz, Ordem do Mérito Naval - Grau Grande Oficial, Ordem do Mérito Militar - Grau Grande Oficial, Ordem do Mérito Judicial Militar, Ordem de Mérito Ministério Público Militar. O Sr. Domingues é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, eleito pela União, na qualidade de titular de ação de classe especial.
O Sr. Sasaki foi eleito em abril de 2019 como membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, pelos empregados não-acionistas da companhia. Também é funcionário da Embraer desde março de 1999, tendo atuado de 1999 a 2008 como Engenheiro de Desenvolvimento do Produto e, em 2008, foi promovido a Supervisor Engenheiro de Desenvolvimento do Produto. O Sr. Sasaki é Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Paraíba, em 1991; com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Castelo Branco, em 2002.
Sra. Oliveira Pego é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos, em 1984; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté, em 1986; Bacharel em Matemática pela Universidade Bandeirante, em 1999; possui pós-graduação em Administração pela Universidade Campos Sales, em 1994 e pós-graduação em Planejamento Contábil Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, em 2013. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Maria Antonieta é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, desde 2015, eleita pelos representantes do CIEMB - Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer, e supervisora Tributária Fiscal das atividades de Obrigações Fiscais Brasil, desde Maio de 2011.

 

Comitê de Estratégia

Assessora o Conselho de Administração no estabelecimento do Plano Estratégico e do Plano de Ação, com foco nos objetivos, macroprojetos e avaliações de oportunidades potenciais de novos negócios. Também acompanha a gestão da Empresa e seus resultados.

Israel Vainboim - Coordenador

Maria Letícia de Freitas Costa - Membro

Pedro Wongtschowski - Membro

Raul Calfat - Membro

Francisco Gomes Neto - Secretário

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Comitê de Auditoria, Riscos e Ética

Auxilia na identificação e no gerenciamento de riscos empresariais inerentes às atividades da Companhia, na adequação dos modelos, diretrizes e políticas de gestão de risco e na aferição das informações gerenciais e contábeis divulgadas ao público e aos órgãos reguladores. Especialmente em relação à auditoria, recomenda a empresa responsável pela auditoria externa, supervisiona suas atividades e é responsável pela adoção de medidas necessárias ao conhecimento e à apuração de reclamações sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos e a auditoria independente. Ainda cabem ao Comitê supervisionar a qualidade dos relatórios financeiros e a observância dos requerimentos legais, regulamentares e de avaliação e o gerenciamento das qualificações da Empresa, além de observar o desempenho e a independência da auditoria interna, os riscos financeiros e os controles internos, tendo como responsabilidade avaliar a adequação dos recursos humanos e financeiros destinados à gestão de riscos da organização. O Comitê deve implementar, disseminar, revisar, atualizar e realizar treinamentos no que tange ao Código de Ética e Conduta da Companhia e do canal de denúncias (Helpline), além de conduzir apurações e propor medidas corretivas relativas às infrações ao Código de Ética e Conduta da Companhia, podendo delegar determinadas atividades ao Comitê de Ética e Conduta da Companhia.

Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Coordenador

Israel Vainboim - Membro

João Cox Neto - Membro

Márcio de Souza - Membro

Vanessa Claro Lopes - Membro Externo (Conforme Art.35, Parágrafo 1º do Estatuto Social da Companhia)

A Sra. Claro Lopes é Graduada em Análise de Sistemas pela FATEC/BS,  Bacharel em  Ciências Contábeis, pela Universidade Federal Fluminense,  Pós-Graduada em Redes de Computadores, pela Universidade São Judas Tadeu/SP, possui MBA em Gestão Empresarial, pela EAESP/FG e Mestrado em Sistemas de Gestão, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). As principais experiências profissionais da Sra. Claro Lopes nos últimos cinco anos são: membro do Conselho Fiscal da Comgas S.A., desde 2019; membro do Conselho Fiscal da Cosan S.A, desde 2018; coordenadora do Comitê de Auditoria da Tegma Logística S.A., desde 2014; membro do Conselho Fiscal da Estácio Participações S.A., de 2017 a 2019; membro do Conselho Fiscal da Renova Energia S.A., de 2017 a 2019; membro do Conselho Fiscal da Terra Santa Agro S.A., de 2016 a 2018; membro do Conselho Fiscal da Gerdau S.A., de 2016 a 2017; Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A., de 2014 a 2018; Head da Auditoria Interna Corporativa do Grupo TAM S.A., de 2010 a 2014. A Sra. Claro Lopes é membro independente do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética.

Nelson Krahenbuhl Salgado - Secretário

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Comitê de Pessoas e Governança

Apoia o Conselho de Administração no que se refere à eleição e à destituição de diretores; estabelecimento de suas respectivas funções; definição das políticas de remuneração e de recursos humanos; administração de programas para a outorga de opções de compra de ações da Companhia; e recomendação da transferência de recursos para associações de empregados e entidades assistenciais, recreativas e de previdência privada.

João Cox Neto - Coordenador
Raul Calfat - Membro
Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Membro
Maria Leticia de Freitas Costa - Membro
Carlos Alberto Griner - Secretário

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Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão social independente da administração e da auditoria externa da empresa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Sr. Ivan é Presidente do Conselho Fiscal da Embraer. Desde janeiro de 1987 trabalha na Fundação Sistel (Fundação de Previdência Privada) atuando como Gerente de Gestão de Investimentos e Finanças, sendo responsável pela administração das Carteiras de Investimentos em renda fixa e variável da Fundação, definindo em conjunto com outras áreas a política de "Asset Alocation" e "Asset Selection" com vistas à maximização de retornos dos associados ao menor risco possível.

Responsável pela gestão financeira e de tesouraria da Fundação. Foi também Gerente do Departamento de Administração da Carteira de Renda Variável e Gerente da Divisão de Análise de Investimentos em Renda Variável.

O Sr. Ivan ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Conselho Fiscal e Membro do Comitê Executivo da Perdigão S.A no ano de 2007.
- Conselheiro Fiscal do Grupo Paranapanema S.A de 2005 a 2006.
- Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Auditoria do Grupo CPFL Energia S.A de 2004 a 2005 onde ajudou na adequação da companhia aos preceitos da Lei Sarbanes Oxley.
- Conselheiro Fiscal da Santos Brasil - Conselheiro Fiscal da Telesp – Telecomunicações de São Paulo S.A.
- Conselho Fiscal Suplente da Embraer de 2000 a 2003 e Conselheiro Efetivo do Conselho Fiscal desde abril de 2008.

O Sr. Vilela é Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Embraer. Exerceu no Grupo Bozano, desde julho de 1971, funções de elaboração, revisão, supervisão e gerenciamento de trabalhos ligados diretamente à área contábil e fiscal, nos cargos de assistente contábil, sub-contador, contador, assistente e gerente de controladoria. A partir de março de 1999 foi eleito Diretor de Controladoria, tendo a responsabilidade pela supervisão, gerenciamento e controle da contabilidade da Holding do Grupo e suas subsidiárias não financeiras, atuando também como consultor fiscal e societário, em parceria com o Departamento Jurídico do Grupo, auxiliando nos assuntos especialmente vinculados ao planejamento tributário, a reorganização societária (incorporações, cisões e fusões), venda de empresas e leilões de privatização.

A partir de 2000, com a venda das instituições financeiras do Grupo e com a subdivisão de funções passou a atuar como Diretor da Área Contábil e Fiscal alocada a Controladoria.

Desde novembro de 2011 passou a exercer a atividade de consultor independente para assuntos ligados ás áreas contábil e tributária do Grupo Bozano

O Sr. Vilela ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Membro do Conselho Fiscal Efetivo da Embraer de maio de 2003 a abril de 2004.
- Presidente do Conselho Fiscal da Embraer com funções de Comitê de Auditoria de maio de 2004 a abril de 2007.
- Membro do Comitê de Auditoria da Azul S.A. desde julho de 2010 até outubro de 2011.
- Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Embraer desde abril de 2011.

O Sr. Maurício tem mais de 25 anos de experiência na área financeira, desenvolvendo estratégias empresariais e de investimento visando criação de valor e sustentabilidade. Gestor de investimentos e de participações em negócios. Consultor de estratégias de M&A (avaliação de negócios, análise de alternativas de associação e estruturação de financiamentos) com grande experiência em mercados de capitais.

Conselheiro de administração e conselheiro fiscal de companhias de capital aberto e fechado, além de instituições sem fins lucrativos. Foco nas áreas de estratégia de negócios, gestão financeira e indicadores de desempenho.
Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1983, MBA com distinção pela Wharton School – University of Pennsylvania, em 1988.
Certificações: CFA 2005, CNPI 2006 e IBGC em 2009.

O Sr. Maurício ocupa ou ocupou os cargos abaixo:
- Membro do Conselho Fiscal da SLC Agrícola de 2013 até a presente data.
- Membro do Conselho Fiscal das Lojas Americanas de 2017 até a presente data
- Membro do Conselho de Administração de 2009 a 2014 da Intersmart Distribuidora de Equipamentos de T.I.
- Membro do Conselho Fiscal da Grendene S.A de 2012 a 2015.
- Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A de 2011 a 2014.
- Membro do Conselho Fiscal da Sonae Sierra Brasil de 2012 a 2013.
- Membro do Conselho Fiscal da Tupy de 2010 e 2012.

Professor de Finanças corporativas e Valuation no MBA do Insper há mais de 15 anos.

 

O Sr. João Manoel Pinho de Mello possui graduação em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV, 1996), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2000) e PhD em Economia pela Stanford University (2005). Foi professor assistente (2004-2010) e associado (2010-2013) do Departamento de Economia da PUC-Rio.

Até assumir a Assessoria Especial de Reformas Microecômicas do Ministério da Fazenda, era Professor Titular do Insper, Fellow na Harvard Kennedy School of Government e Lemann Visiting Scholar no David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University).

Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria. Entre 2001 e 2015, liderou a America Latina Crime and Policy Network da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Foi pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista no exterior da FAPESP e é pesquisador 1D do CNPq.

Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia política, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais de primeira linha, entre eles Review of Economic Studies, Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of Money, Credit, and Banking, Journal of Economic Behavior and Organization, Review of Finance e Economics of Education Review.

Além de suas atividades acadêmicas, foi consultor da área de equity research da Gestora de Recursos Opportunity entre 2005 e 2013 e sócio do Pacífico Gestora de Recursos entre 2013 e 2016, além de consultor de empresas e perito em arbitragem.

O Sr. João ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas:
- Secretário da Secretaria de Produtividade e Promoção da Concorrência, Ministério da Fazenda, março 2017 – presente.
- Colunista da Folha de São Paulo, setembro 2016 – março 2017.
- Fellow, Kennedy School of Government, Harvard University, agosto 2016 – julho 2017.
- Lemann Visiting Scholar, David Rockfeller Center for Latin American Studies, Harvard University, agosto 2016 –julho 2017.
- Sócio da Pacifico Gestão de Recursos, janeiro 2011 – agosto 2016.
- Professor Titular, Insper, janeiro 2014 – presente.
- Professor Associado, Departamento de Economia PUC-Rio, Brasil, dezembro 2010 - Dezembro 2013.

A Sra Wilsa Figueiredo foi responsável pela Diretoria de Controles Internos e Compliance do Banco do Brasil S.A. de outubro 2016 a outubro 2017 e pela Diretoria de Soluções de Atacado no Banco do Brasil S.A de junho de 2015 até outubro 2016; atuou como Gerente Geral da Unidade Private Bank, Gerente Executiva na Diretoria de Mercado de Capitais, Diretoria Comercial e Diretoria Internacional.

Formada em Matemática e Engenharia Química, Pós-graduação em Gestão Empresarial pela CNEC, IMBA Executivo Internacional pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Negócios pela Universidade de Ohio-EUA; MBA Liderança Estratégica pela INEPAD e Universidade Vale dos Sinos.

O Sra. Wilsa ocupa ou ocupou os cargo abaixo:
- Membro do Conselho de Administração na Logz desde maio de 2015.
- Membro do Conselho de Administração no BB Securities Limited – Londres desde janeiro de 2016.
- Membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC – Nova York desde setembro de 2015.
- Membro do Diretório do BB Securities Asia Pte. Ltd – Singapura desde dezembro de 2015.
- Membro do Conselho Consultivo do Setor Privado CONEX- desde junho de 2015.
- Membro do Conselho Superior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior -Funcex desde junho de 2015. Mandato até maio de 2018.
- Membro do Conselho de Administração da Companhia Elétrica de Pernambuco-Celpe de Janeiro de 2014 a abril de 2015.
- Membro do Conselho de Administração da Companhia de Eletricidade da Bahia–Coelba de Janeiro de 2014 a abril de 2015.
- Membro suplente do Conselho de Administração da holding Neoenergia SA - de Janeiro de 2014 a abril de 2015.

 

A Senhora Monica Pires da Silva é atualmente Vice Coordenadora da Comissão de Inovação do IBGC, tendo como missão promover a conscientização e a capacitação dos Conselheiros. Ocupa também a posição de Vice-Presidente do Comitê de Finanças Estratégicas da Câmara Americana SP (AMCHAM), co-liderando as reuniões mensais do Comitê, planejando a agenda anual e promovendo a colaboração entre os membros. É também membro, desde 2013, do Women Corporate Directors (WCD). Foi Presidente do Comitê de CFO do WTC-SP, no período de 2013 até 2017 e Presidente do Comitê de Mulheres Executivas do WTC-SP, no período de 2013 até 2016.

Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1999) e Contabilidade pela UFRJ (1986), mestrado em Administração com foco em Finanças e S.I. Coppead pela UFRJ (1989), pós-graduação em Direito do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2004), MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (2005), Post-MBA, Kellogg School of Management Northwestern University, US (2011), participou do CFO Program pela Deloitte, São Paulo (2017) e do programa Leadership for Senior Executives Harvard (2018) e do programa Executive Program pela Singularity University em Cupertino, US (2018).

A Senhora Monica ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Conselheira Fiscal da United Way São Paulo (Pro-Bônus), de outubro de 2018 até a presente data;
- Conselheira Consultiva (Finanças e aspectos legais) da Verbo Comunicação, de fevereiro de 2017 até a presente data;
- Conselheira Consultiva (Finanças) no Instituto Techmail (Pro-Bônus), de setembro de 2017 até outubro de 2018.

Subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional; Ministério da Fazenda desde 2016. Foi Assessor Parlamentar de Assuntos Econômicos do Senado Federal de 2015 a 2016 e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério da Fazenda de 2013 a 2014.

Já recebeu os Prêmios de Monografia do Banco do Nordeste (2003), do Tesouro Nacional em 2006 e 2007 e da Secretaria de Orçamento Federal em 2009.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Economia pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado na Universidade de Stanford nos Estados Unidos (2010).

O Sr. Pedro ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal - Secretaria do Tesouro Nacional, desde julho de 2016.
- Membro do Conselho Fiscal da Terracap, desde outubro de 2016.
- Assessor Parlamentar, de janeiro de 2015 a julho de 2016.
- Chefe de Assessoria Econômica, de janeiro de 2013 a dezembro de 2014.

O Sr. Fontenele é membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer. Atualmente exerce o cargo de Gerente Jurídico da Fundação Sistel de Seguridade Social. No período de 1984 a 1985 atuou como Advogado no escritório de advocacia João Agripino de Vasconcelos Maia. De 1985 a 1986 foi Advogado da Mútua de Assistência dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Foi Diretor Jurídico da Americel S.A. - Companhia de Telefonia Celular no período de 1997 a 1998.

O Sr. Fontenele ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Membro do Conselheiro Fiscal da Embratel Participações S.A em 1998.
- Membro do Conselho Fiscal da Tele Nordeste Celular Participações S.A em 1999.
- Membro do Conselho Fiscal da Santos Brasil S.A - Companhia Portuária de Containers desde 2000.
- Membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer de março de 2001 até a presente data.

O Sr. Wanderley é membro suplente do Conselho Fiscal da Embraer desde 2011. Atua no Grupo Bozano desde abril de 1995, nos cargos de Diretor da Kadon Empreendimentos S.A., Diretor da Coroa Alta Empreendimentos Imobiliários, Procurador da Cia Bozano e membro do Conselho de Administração da GD Empreendimentos Imobiliários S.A. Responsável pela área financeira do Grupo Bozano gerenciando o departamento de contas a pagar e análise das diversas possibilidades de investimentos para o conglomerado, desde aplicação em renda fixa até o investimento em novas empresas, passando por operações no mercado financeiro como compra de ações, operações nos mercados futuros e swap.

 

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Diretoria

Nossos Diretores são responsáveis pela administração cotidiana da empresa. Os Diretores, que são eleitos pelo Conselho de Administração como estatutários, possuem mandato de dois anos e têm responsabilidades estabelecidas pelo nosso Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.

O Sr. Gomes Neto foi eleito em 22 de abril de 2019 como Diretor Presidente da Embraer S.A.. Atuou como Group VP & CEO da Americas da Mann-Hummel no período de maio de 2010 até julho 2015, CEO da Mann-Hummel NAFTA no período de outubro 2008 até maio 2010, CEO Mann-Hummel Brasil no período de fevereiro 2000 até outubro 2008, CEO Knorr Bremse Veículos Comerciais no período de outubro 1996 até janeiro 2000, CEO da Knorr Bremse Sistemas Ferroviários no período de março 1992 até setembro 1996, várias posições na Knorr Bremse como Gerente Assistência Técnica, Gerente Engenharia de Aplicação, Gerente Comercial e Diretor Executivo no período de março 1984 até março 1992.

O Sr. Francisco também atuou como Board Member no período de 2015 a 2019 nas seguintes empresas: Tata Marcopolo - India, Superpolo - Colombia, Metalpar e Metalsur – Argentina. No período de 2015 a 2018, atuou como Board Member da GBPolo no Egito; no período de de 2010 a 2015 como Board member da OESA – Original Equipment Supplier Association em Michigan USA; e no período de 2010 a 2018 como Board Member na Sindipeças – Sindicato Indústria de Autopeças do Brasil.

Formado em engenharia elétrica pela UMC em 1981; com especialização em Administração pela FGV-SP em 2000; com MBA-Controller pela USP-SP em 2001; frequentou também os cursos de Finanças e gestão de riscos em St. John University em 2002, Programa Executivo na University of Michigan em 2002 e IBGC – Instituto Brasileiro de Governança em 2018.

O Sr. Moczydlower foi eleito como Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia em 22 de abril de 2019.

Nascido em 1976, em Paranaguá, Paraná, Brasil, Daniel Moczydlower é formado em Engenharia Química com grau de dignidade acadêmica Magna cum Laude pela Escola de Química da UFRJ, com Mestrado em Modelagem, Simulação e Controle de Processos pela COPPE/UFRJ. Também é certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e desde 2010 atua também como membro do Conselho Consultivo do PMI/Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira como Engenheiro de Processos na Chemtech Engenharia e Software (Empresa do Grupo Siemens), onde ocupou sucessivamente diversos cargos gerenciais até assumir a posição de CEO em 2010, tendo servido clientes como a Petrobras, Vale e Braskem no Brasil e a ExxonMobil na Ásia, Europa e Américas.

Daniel ingressou na Embraer em 2013 para atuar como Presidente e CEO da Unidade de Negócios Embraer Sistemas, posteriormente incorporada pela subsidiária Atech S.A., da qual Daniel permanece como membro do Conselho.

Em 2017, Daniel assumiu a posição de Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer S.A., responsável pela gestão dos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento Pré-Competitivo incluindo os contratos de cooperação tecnológica no Brasil e no exterior e a gestão da Propriedade Intelectual, em atendimento às demandas estratégicas da empresa.

A Sra. Leschziner é nossa Vice-Presidente Executiva Jurídica e Chief Compliance Officer desde junho de 2016. Trabalhou na DuPont do Brasil de setembro de 2002 a dezembro de 2015 como Diretora Jurídica e de Assuntos Governamentais para o Brasil, e de janeiro de 2016 a junho de 2016 como Diretora Jurídica para o Brasil e Região Andina, sendo responsável pelos aspectos legais de todos os negócios da DuPont no Brasil, Colômbia, Venezuela, Perú, Equador e Bolívia. Fabiana formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1993 com mestrado pela Cornell Law School, Ithaca, EUA. É especialista em direito societário, finanças corporativas, mercado de capitais, defesa da concorrência e comércio internacional, tendo sido associada do escritório Davis Polk & Wardwell em Nova Iorque, de julho de 1998 a dezembro de 2001.

O Sr. Salgado foi eleito Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores desde abril de 2018.
Graduou-se engenheiro civil e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Em 1997 obteve doutorado em mecânica computacional pelo Wessex Institute of Technology, Inglaterra. Em 2002 completou MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Nelson Salgado está na Embraer há 30 anos, tendo iniciado carreira no departamento de engenharia. Ocupou cargos executivos em funções corporativas, como Planejamento Estratégico, Econômico e Planejamento Financeiro e de Fusões e Aquisições. De 2012 a janeiro 2014, ele foi o CEO da Visiona Tecnologia Espacial, uma joint venture formada pela Embraer e Telebrás. Em fevereiro de 2014, Nelson Salgado retornou à Embraer SA como Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade que posteriormente passou a ser responsável pela estratégia da Empresa.

Jackson Schneider é presidente da Embraer Defesa & Segurança desde janeiro de 2014. Formado em Direito pela Universidade de Brasília – UNB, possui MBA pela São Paulo Business School. Começou sua carreira no Ministério da Justiça. No setor privado, trabalhou na Unilever como responsável por Assuntos Corporativos no Brasil e na Mercedes-Benz do Brasil foi responsável pelas de Recursos Humanos, Relações Jurídicas e Assuntos Corporativos. Além disso, Schneider foi presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins). Também foi membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República). Atualmente é membro do conselho consultivo da Mercedes-Benz do Brasil e do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A. É membro de algumas associações como a Fundação Bienal de São Paulo, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP. Também é membro do Conselho Consultivo do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do Tribunal de Contas da União..
O Sr. Griner é Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade.
Carlos Alberto Griner é Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área de Construção Pesada e Infraestrutura, migrando posteriormente para Qualidade e RH. Trabalhou por mais de 10 anos na GE no Brasil, Estados Unidos e México na área de Aviação e como Diretor Corporativo de RH para o México e América Latina.
 Em 2008, Griner assumiu a posição de Diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, onde foi responsável, além do RH, pelas áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Griner foi membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Abril, Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham, Diretor da ABRH-SP e atualmente é Conselheiro da Junior Achievement Brasil.

O Sr. Bambini é Vice-Presidente de Operações. De outubro de 2017 a abril de 2019 atuou como Vice-Presidente Executivo de Operações, com as responsabilidades: Montagem Final de Aeronaves, Engenharia de Manufatura, Fabricação, Suprimentos, Qualidade, Tecnologia da Informação, Logística e Centro de Serviço Compartilhado, com cerca de 10.500 empregados em 12 sites (Brasil, EUA e Europa). Bambini é também membro do Conselho de Administração das JV´s OGMA (Portugal), EZ Air México) e Embraer subsidiárias.
 Anteriormente, ele ocupou posições incluindo Diretoria de Planejamento e Estratégia Industrial (2006), em 2007 ele foi convidado a liderar a Diretoria de Suprimentos da Embraer (das unidades de negócios da Aviação Comercial, Executiva e Defesa). Em 2011, tornou-se Senior Vice-Presidente de Operações sendo responsável pelas operações de montagem final das unidades de São José dos Campos (Faria Lima, Eugênio de Melo e ELEB), Botucatu, Gavião Peixoto, Taubaté, Évora (Portugal), AST (EUA) e EZ Air Interiores (México). Em 2014, foi designado a Senior Vice-Presidente e COO da Unidade Defesa & Segurança com as responsabilidades pelas áreas de Programas da Defesa, Suprimentos e operações dos sites de Gavião Peixoto (Brazil) e Jacksonville (EUA), foi membro do Conselho das subsidiárias da Embraer Defesa & Segurança: Atech Negócios em Tecnologia S.A., Savis Tecnologia e Sistemas S.A., Harpia Sistemas S.A., Bradar Indústria S.A. e Embraer Defense and Security Inc. (EUA).
Antes de trabalhar na Embraer, o Sr. Hélio Bambini foi Diretor Presidente da Sanmina-SCI e da Segerstrom do Brasil, empresas no segmento de Contract Manufacturing. Foi Gerente de Desenvolvimento na Motorola do Brasil e Senior Consultant na Arthur D. Little.
Helio Bambini é formado em Engenharia Eletrônica pela FEI, possui diploma de Mestrado em Administração da FGV (com intercâmbio na Universidade do Texas) e fez especialização em Finanças na PUC Rio.

O Sr. Bordais é Vice-Presidente de Serviços e Suporte da Embraer, unidade de negócios criada no final de 2016 para concentrar, consolidar e oferecer aos clientes um amplo portfólio de soluções nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança.
De julho de 2013 a dezembro de 2016, o Sr. Johann foi responsável por uma equipe de mais de 1.200 pessoas de diferentes áreas, como Gerenciamento de Relações com Clientes; Suporte Técnico e de Manutenção; Materiais; Operações de Voo; Engenharia e Suporte de Operações de Voo; Serviços Técnicos e Treinamento; e Soluções, Desenvolvimento e Análise de Negócios, todas dedicadas a apoiar os clientes da Embraer e suas 2.400 aeronaves em todo o mundo.
Além disso, supervisionou o Centro de Atendimento ao Cliente em São José dos Campos e a rede global de Centros de Serviços de Aeronave Autorizados da Embraer. Nos últimos três anos, liderou a transformação das atividades de pós-venda da Embraer, globalizando as soluções e garantindo a satisfação do cliente através de inovação.
Durante treze anos, o Sr. Johann foi responsável pelo escritório de Serviços e Suporte da Embraer em Paris, gerenciando pós-vendas e operações para clientes de aeronaves comerciais na Europa, África, Oriente Médio e Ásia Central e antes de se mudar para a Europa, Johann era o Gerente Sênior de Suporte de Vendas de Aeronaves e Administração de Contratos, e Gerente do Customer Order Desk.
Antes de ingressar na Embraer, Johann trabalhou na MRO, empresa autorizada da Raytheon/Beechcraft em Paris e em uma empresa de peças de reposição para motores de aeronaves em Dallas.
O Sr. Slattery é Vice-Presidente de Negócios da Aviação Comercial, e no período de  junho de 2016 até abril de 2019 exerceu a posição de Vice-Presidente Executivo de Negócio de Aviação Comercial. Ingressou na Embraer no início de 2011 como Vice-Presidente não executivo responsável por Financiamento a Clientes, Gestão de Ativos e Riscos. No ano seguinte, o Sr. Slattery foi nomeado Vice-Presidente Sênior e Diretor Comercial, assumindo responsabilidades executivas mais amplas, inclusive vendas globais de aeronaves comerciais e serviços. Desde que ingressou na Embraer, integra o conselho da ECC Leasing, empresa de arrendamento e subsidiária integral da Embraer. Antes de ingressar na Embraer, o Sr. Slattery por quinze anos ocupou cargos executivos e de liderança em diversas organizações de consultoria aeroespacial comercial, bem como em instituições bancárias e de arrendamento. Em 2001 o Sr. Slattery foi cofundador da RBS Aviation Capital (atualmente denominada SMBC Aviation Capital) e Diretor Administrativo da empresa em Nova York, sendo responsável por dirigir o setor de arrendamento de aeronaves comerciais e empréstimos lastreados em ativos da instituição a companhias aéreas clientes nas Américas. Ele é membro da The Royal Aeronautical Society, Presidente Emérito do The Wings Club e Diretor Emérito da ORBIS Internacional. O Sr. Slattery obteve o grau de bacharel na Universidade de South Wales e MBA na Universidade de Limerick, tendo também cursado o Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School.
O Sr. Affonso é atualmente responsável pela Vice-Presidência de Estratégia, Inovação e Digital na Embraer, reportando-se ao Presidente e CEO da Embraer. Foi Diretor de Operações (COO) da Aviação Comercial, de 2011 a 2017, liderando programas de desenvolvimento de produto, inteligência de mercado, serviços de suporte ao cliente, bem como a linha de montagem final de aeronaves. Nesta posição, liderou o desenvolvimento dos jatos E-Jets E2 desde o seu lançamento. Durante seu mandato, a presença e os resultados dos serviços de suporte ao cliente para a Aviação Comercial foram significativamente expandidos.
Affonso foi responsável pelo segmento de Aviação Executiva da Embraer, de fevereiro de 2005 a abril de 2011, incluindo estratégias de negócios e de produtos, além de marketing, vendas e suporte ao cliente. Liderou a expansão significativa da Embraer nesse mercado, incluindo o lançamento de seis novos produtos, a criação de uma rede mundial de suporte a vendas e serviços e o aumento das receitas de vendas de US$ 250 milhões para US$ 1.250 bilhão.
Está na Embraer há 36 anos e foi engenheiro chefe do bem-sucedido programa ERJ 145 em 1995. Também foi vice-presidente do programa de E-Jets desde sua criação em 1999 até a entrada em serviço em 2004 e 2005, avançando fortemente a posição da Embraer no mercado de aviação, e ainda agiu como Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos.
Affonso é mestre em administração de empresas internacionais pela Universidade de São Paulo. É graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, Brasil, em 1982. Também concluiu programas executivos em gestão e estratégia pela University of Michigan Business School e MIT Sloan School of Management.
Ademais, foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e General Aviation Manufactures Association (GAMA). E exerce atualmente cargo como membro do conselho de empresas da indústria aeroespacial.
O Sr. Kern é Vice-Presidente responsável pela Integração Engenharia - Parceria Embraer-Boeing. 
De setembro de 2017 a abril de 2019, o Sr. Kern atuou como Vice-Presidente de Engenharia da Embraer. Ingressou na Embraer em 1982 como Engenheiro de Sistemas Mecânicos, tendo atuado na empresa nos anos subsequentes em diversos cargos técnicos e gerenciais. Em abril de 2007, foi nomeado Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. Em abril de 2011, o Sr. Kern foi nomeado Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia. Em 2015, assumiu a posição de Vice-Presidente Executivo de Operações. O Sr. Kern é graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Sr. Michael Amalfitano é Presidente e CEO da Divisão de Jatos Executivos da Embraer. o Sr. Amalfitano foi Vice-Presidente Executivo, Diretor Administrativo Sênior da Stonebriar Commercial Finance (SCF) e Diretor Administrativo e Executivo Chefe do Banc of America Leasing – Global Corporate Aircraft Finance (GCAF), divisão do Bank of America Merrill Lynch (BAML). O Sr. Amalfitano é membro titular da Associação de Arrendamento e Financiamento de Equipamentos, Associação Internacional de Helicópteros, Associação Europeia de Aviação Comercial, integrando o Conselho de Liderança, o Conselho Consultivo de Associados e o Comitê de Força-Tarefa Conjunta da Associação Nacional de Aviação Comercial. Ele também integrou o Comitê de Financiamento e, no passado, atuou como Presidente do Conselho Consultivo de Associados da Associação Nacional de Revenda de Aeronaves; por dois mandatos consecutivos o Sr. Amalfitano foi Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Financiamento Aeronáutico, da qual é atualmente membro titular. O Sr. Amalfitano é Bacharel em Economia e Mestre em Gestão Financeira pela Fairfield University, em Fairfield, Connecticut.

 

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