Governança Corporativa

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Administração
Somos administrados por nosso Conselho de Administração, composto de onze membros, e por nossa Diretoria, composta de, no mínimo, quatro membros e no máximo de onze membros. Temos um Conselho Fiscal permanente, composto no mínimo três e no máximo cinco membros.

Dentre os membros do Conselho de Administração, sete são independentes de acordo com os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado, quais sejam: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia,exceto participação de capital; (ii) não ser Acionista Controlador,cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador; (iii) não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii)não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

Abaixo apresentamos os nomes, posições e breve relato biográfico dos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria.

Conselho de Administração

Nosso Conselho de Administração reúne-se em sessões ordinárias oito vezes ao ano e em sessões extraordinárias quando convocadas pelo Presidente ou pela maioria de seus membros. É o órgão responsável, dentre outros, pelo estabelecimento das nossas políticas gerais de negócio e pela eleição dos nossos Diretores, bem como pela supervisão da gestão dos mesmos.
 

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração
 


Diretores

Nossos Diretores Estatutários são responsáveis pela administração cotidiana da empresa. Os Diretores são eleitos pelo nosso Conselho de Administração com mandato de dois anos e têm responsabilidades estabelecidas pelo nosso Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.




Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão social independente da administração e da auditoria externa da empresa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.




Comitê de Estratégia

Assessora o Conselho de Administração no estabelecimento do Plano Estratégico e do Plano de Ação, com foco nos objetivos, macroprojetos e avaliações de oportunidades potenciais de novos negócios. Também acompanha a gestão da Empresa e seus resultados.




Comitê de Auditoria e Riscos

Auxilia na identificação e no gerenciamento de riscos empresariais inerentes às atividades da Companhia, na adequação dos modelos, diretrizes e políticas de gestão de risco e na aferição das informações gerenciais e contábeis divulgadas ao público e aos órgãos reguladores. Especialmente em relação à auditoria, recomenda a empresa responsável pela auditoria externa, supervisiona suas atividades e é responsável pela adoção de medidas necessárias ao conhecimento e à apuração de reclamações sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos e a auditoria independente. Ainda cabem ao Comitê  supervisionar a qualidade dos relatórios financeiros e a observância dos requerimentos legais, regulamentares e de avaliação e o gerenciamento das qualificações da Empresa, além de observar o desempenho e a independência da auditoria interna, os riscos financeiros e os controles internos.
 


Comitê de Recursos Humanos

Apoia o Conselho de Administração no que se refere à eleição e à destituição de diretores; estabelecimento de suas respectivas funções; definição das políticas de remuneração e de recursos humanos; administração de programas para a outorga de opções de compra de ações da Companhia; e recomendação da transferência de recursos para associações de empregados e entidades assistenciais, recreativas e de previdência privada.