Governança

Estrutura Organizacional

ADMINISTRAÇÃO

Atendendo aos mais altos padrões de governança corporativa, a Administração da Embraer é composta pelo Conselho de Administração e seus três comitês de assessoramento (Comitê de Estratégia, Comitê de Auditoria e Riscos e Comitê de Recursos Humanos), pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria. Abaixo apresentamos os nomes, posições e breve relato biográfico dos membros da Administração.

 

Conselho de Administração

Nosso Conselho de Administração reúne-se em sessões ordinárias oito vezes ao ano e em sessões extraordinárias quando convocadas pelo Presidente ou pela maioria de seus membros. É o órgão responsável, dentre outros, pelo estabelecimento das nossas políticas gerais de negócio e pela eleição dos nossos Diretores, bem como pela supervisão da gestão dos mesmos.

Dentre os membros do Conselho de Administração, sete são independentes de acordo com os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado, quais sejam: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia,exceto participação de capital; (ii) não ser Acionista Controlador,cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador; (iii) não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii)não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração

 

O Sr. Silva é Bacharel em Engenharia Mecânica pela PUC do Rio de Janeiro. Em 40 anos de carreira como executivo ocupou posições em diversas áreas, sendo que 22 como CEO. O Sr. Silva foi CEO da GE do Brasil de 2001 a 2007 e desde então tem participado de Conselhos de Administração. O Sr. Alexandre Silva é um membro independente do Conselho de Administração da Embraer.

Mr. Silva holds a BS in Mechanical Engineering from PUC Rio de Janeiro. In 40 years of career, he occupied positions in several areas, including 22 as CEO. Mr. Silva was CEO of GE in Brazil from 2001 to 2007 and since then, Mr. Silva has occupied positions in Boards of Directors. Currently, Mr. Silva is Chairman of the Board of Directors of Embraer and an independent board member at Fibria Celulose, Tecsis and Nitroquímica. Mr. Silva is a Pro-Bono Director of AMCHAM Brazil and the Foundation of Maria Cecilia Souto Vidigal, Senior Advisor of the Global Infrastructure Partners in New York and Board member of the American Chamber of Commerce since 2003. Mr. Alexandre Silva is an independent member of the Board of Directors of Embraer.

Mr. Silva holds a BS in Mechanical Engineering from PUC Rio de Janeiro. In his 40-year career, he has occupied positions in several areas, including 22 years as a CEO. Mr. Silva was CEO of GE in Brazil from 2001 to 2007 and since then, Mr. Silva has occupied positions on boards of directors of various companies. Mr. Silva is Chairman of the Board of Directors of Embraer and an independent board member at Fibria Celulose, Alupar, Tecsis and Nitroquímica. Mr. Silva is a Pro Bono Director of AMCHAM Brazil and the Maria Cecilia Souto Vidigal Foundation, Senior Advisor of Global Infrastructure Partners in New York and Board member of the American Chamber of Commerce since 2003. Mr. Silva is an independent member of the Board of Directors of Embraer.

O Sr. Sérgio Eraldo é o Presidente do Grupo Bozano desde 2011e foi Diretor Executivo de 2000 a 2010. Entre 1988 a 2000 atuou em diversas empresas do grupo do Banco Bozano, Simonsen S.A. Foi eleito para o Conselho de Administração da Embraer em abril de 2009 e é um membro independente. O Sr. Salles Pinto é graduado em Economia e Engenharia Elétrica pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pela Universidade de Brasília (UnB), respectivamente. É Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (EPGE) e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

Mr. Salles Pinto has been CEO of Bozano Group since 2011 and he was an Executive Officer from 2000 to 2010. From 1988 to 2000, he worked at several companies of Banco Bozano, Simonsen S.A. He was originally elected to the Board of Directors of Embraer in April 2009 and he is an independent member, being a member of the Human Resources Committee and coordinator of the Audit and Risk Committee. Mr. Salles Pinto earned undergraduate degrees in Economics and Electrical Engineering from the Center of Unified Teaching of Brasília (CEUB) and the University of Brasília (UnB), respectively. He holds a Master’s degree in Economics from Fundação Getúlio Vargas—Rio de Janeiro (EPGE) and a Master’s degree in Administration from the Catholic University of Rio de Janeiro (PUC). Mr. Salles Pinto is the President of Bozano Investimentos Gestora de Recursos, and a member of the Board of Directors of Netpoints, a member of the Board of Directors of Azul Linhas Aéreas and a member of the Board of Directors of Ouro Preto Óleo e Gás.

O Sr. Alexandre é formado em Ciências Contábeis, com especialização em Desempenho Orçamentário. É funcionário da Embraer desde 1986, exercendo os seguintes cargos: de 1986 a 2008, Supervisor de Orçamento, Assessor do Diretor de Controladoria e Gerente de Planejamento Econômico e Preços; de 2008 a 2010, Gerente de Custos. Atualmente é Gerente de Processos Contábeis, Custos e Fiscais, sendo responsável pelos processos de custos, contabilidade e fiscal, abrangendo o custeio dos produtos e serviços, contabilidade de 29 empresas, incluindo a controladora, consolidação contábil de 50 empresas do Grupo Embraer em IFRS e operações fiscais. Exerceu o cargo de membro do Conselho Fiscal: (i) do Banco do Brasil Previdência Privada (BBPREV) de 1997 a 2009; (ii) da Embraer Prev – Sociedade de Previdência Complementar de 2010 a 2012, sendo novamente eleito para o período de 2015 a 2018; e (iii) da Cooperativa dos Empregados da Embrear (Cooperemb) de 2009 a 2011. Foi conselheiro suplente do representante do Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer (CIEMB) no Conselho de Administração da Embraer de 2013 a 2015, sendo eleito para o cargo de membro efetivo para o mandato de 2015 a 2017.
A Sra. Cecília é formada em Educação, com MBA em Formação Geral - Altos Executivos e em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão, também possui Mestrado em Administração. É funcionária da PREVI desde 1979, exercendo os seguintes cargos: de 1979 a 2002 exerceu várias posições; de 2002 a 2010, Diretora de Planejamento, atualmente é Diretora de Administração. Foi membro do Conselho de Administração da empresa Neoenergia, de 2002 a 2005, onde exerceu a função de Coordenadora do Comitê de RH, Vice-Presidente do Conselho de Administração da empresa CPFL Energia, de 2005 a 2008, onde exerceu a função de Coordenadora do Comitê de RH, membro do Conselho de Administração da empresa EMBRAER, de 2008 a 2011, onde foi membro dos comitês estratégica e riscos e membro do Conselho de Administração da empresa Sauípe S.A., de 2011 a 2013.
Trabalha como mecânico ajustador na área de Estamparia da sede da Embraer em São José dos Campos.
Atua no Itaú-Unibanco desde 1969. Foi Presidente do Unibanco de 1988 a 1992 e membro do Conselho de Administração até 2008. Foi presidente da Unibanco Holdings S.A. de 1994 a 2007. Foi Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Unibanco Holdings S.A. de 2007 a fevereiro de 2009. Membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco de fevereiro de 2009 até abril de 2015. Foi eleito para o Conselho de Administração da Embraer em abril de 2009 e é um membro independente. É graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui MBA pela Stanford University, Califórnia, EUA.
Formado em economia pela Universidade Federal da Bahia e estendeu seus estudos de pós-graduação em economia na Université du Québec à Montreal e no College of Petroleum Studies da Oxford University. Cox fala Português nativo, Inglês, Francês e Espanhol. Ele também foi membro do Conselho de Administração de algumas empresas em diferentes países (Brasil, Argentina, Holanda e Israel), além de ter integrado, como conselheiro, o CRSFN - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, o Conselho de Administração da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) e do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). Desde abril de 1999 ele esteve profundamente envolvido com a indústria de telecomunicações, como Presidente, CEO ou vice-presidente. De 2006 a 2010, na Claro, a segunda maior operadora de celulares no Brasil como presidente, CEO e vice-chairman. A partir de abril de 1999 a agosto de 2004, como Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Telemig Celular Participações e Tele Norte Celular Participações, posição que compartilhou como CEO da Telemig Celular e Amazônia Celular. Em 2005 atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cellcom, a maior operadora de celular em Israel. Durante seu recente período de quatro anos à frente da Claro, Cox mais do que dobrou a receita e o número de clientes, levando-o a atingir a segunda posição em participação de mercado ao tempo que mais que decuplicou o EBITDA. Destaca-se ainda neste período a introdução da tecnologia 3G no Brasil. Apesar da vida executiva Cox ainda manteve laços com as universidades onde lecionou por alguns anos na graduação e na pós-graduação. O Sr. Cox é um membro independente do Conselho de Administração da Embraer.
O Sr. Araujo é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, desde 2013. Em 31 de março de 2016, passou a ocupar o cargo de secretário da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica. Atuou também como Chefe do Gabinete do Comando de Aeronáutica, de 20/04/2012 a 08/04/2016, como comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, de 07/04/2011 a 12/04/2012 e chefe da Assessoria Parlamentar da Aeronáutica, de 04/06/2008 a 04/04/2011. Dentre os principais cursos acadêmicos concluídos pelo Sr. Araujo está o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, Pirassununga-SP, em 1980; o MBA – Gestão Institucional Estratégica, em 2006; o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais; Curso de Comando e Estado Maior.
Josué Christiano Gomes da Silva é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Recebeu a Medalha do Fundador na Vanderbilt University - Estados Unidos, onde concluiu o seu Mestrado em Administração de Negócios - MBA.
O Sr. Samir Zraick foi Diretor Financeiro da Cia. Vale do Rio Doce – CVRD e Presidente de sua subsidiária americana no período de 1971 a 1986, tendo sido responsável pela formulação financeira do Projeto Carajás. Posteriormente integrou o Conselho de Administração da CVRD durante o ano 2000, e atuou como Consultor Sênior e membro do Comitê Estratégico da CVRD de 2001 a 2004. Exerceu as funções de Diretor Financeiro e de Desenvolvimento da Caemi Mineração e Metalurgia S. A. no período de 1986 a 1998. Foi membro do Conselho de Administração e Chairman do Comitê Comercial da Quebec Cartier Mining em Montreal, Província do Quebec, Canadá, de 1990 a 1999. Foi membro do Conselho de Administração da Canico Resources em Vancouver, British Columbia de julho 2004 a março 2006. Foi eleito em março de 2006 para o Conselho de Administração da Embraer e é um membro independente.
Foi Diretor Superintendente da Oxiteno S.A. (1992-2006). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi Presidente da ULTRAPAR Participações S.A., empresa de capital aberto, então atuante nas áreas de distribuição de combustíveis (Ipiranga), distribuição de GLP (Ultragaz), logística de graneis líquidos (Ultracargo) e fabricação de produtos e especialidades químicos (Oxiteno).
Há cinco anos trabalha na Área de Montagem de Material Composto Phenom.
Durante os últimos 05 anos, tem atuado na área Fiscal Brasil do grupo Embraer como Supervisora nas atividades de obrigações Fiscais Brasil e anteriormente nas atividades de Faturamento e Escrituração Fiscal. Atuou também na implantação das subsidiárias da Embraer em Évora, nas operações relacionadas a Controladoria, assim como em vários projetos de implantação de novos negócios.

Comitê de Estratégia

Assessora o Conselho de Administração no estabelecimento do Plano Estratégico e do Plano de Ação, com foco nos objetivos, macroprojetos e avaliações de oportunidades potenciais de novos negócios. Também acompanha a gestão da Empresa e seus resultados.

Israel Vainboim - Coordenador do Comitê de Estratégia
Alexandre Gonçalves Silva - Membro do Comitê de Estratégia
Pedro Wongtschowski - Membro do Comitê de Estratégia
Josué Christiano Gomes da Silva - Membro do Comitê de Estratégia

Comitê de Auditoria e Riscos

Auxilia na identificação e no gerenciamento de riscos empresariais inerentes às atividades da Companhia, na adequação dos modelos, diretrizes e políticas de gestão de risco e na aferição das informações gerenciais e contábeis divulgadas ao público e aos órgãos reguladores. Especialmente em relação à auditoria, recomenda a empresa responsável pela auditoria externa, supervisiona suas atividades e é responsável pela adoção de medidas necessárias ao conhecimento e à apuração de reclamações sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos e a auditoria independente. Ainda cabem ao Comitê supervisionar a qualidade dos relatórios financeiros e a observância dos requerimentos legais, regulamentares e de avaliação e o gerenciamento das qualificações da Empresa, além de observar o desempenho e a independência da auditoria interna, os riscos financeiros e os controles internos.

Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos
Israel Vainboim - Membro do Comitê de Auditoria e Riscos
João Cox Neto - Membro do Comitê de Auditoria e Riscos
Samir Zraick - Membro do Comitê de Auditoria e Riscos

Comitê de Recursos Humanos

Apoia o Conselho de Administração no que se refere à eleição e à destituição de diretores; estabelecimento de suas respectivas funções; definição das políticas de remuneração e de recursos humanos; administração de programas para a outorga de opções de compra de ações da Companhia; e recomendação da transferência de recursos para associações de empregados e entidades assistenciais, recreativas e de previdência privada.

João Cox Neto - Coordenador do Comitê de Recursos Humanos
Alexandre Gonçalves Silva - Membro do Comitê de Recursos Humanos
Cecília Mendes Garcez Siqueira - Membro do Comitê de Recursos Humanos
Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Membro do Comitê de Recursos Humanos

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão social independente da administração e da auditoria externa da empresa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Sr. Ivan é Presidente do Conselho Fiscal e membro do Comitê de Auditoria da Embraer. Desde janeiro de 1987 trabalha na Fundação Sistel (Fundação de Previdência Privada) atuando como Gerente de Gestão de Investimentos e Finanças, sendo responsável pela administração das Carteiras de Investimentos em renda fixa e variável da Fundação, definindo em conjunto com outras áreas a política de "Asset Alocation" e "Asset Selection" com vistas à maximização de retornos associados ao menor risco possível.

Responsável pela gestão financeira e de tesouraria da Fundação. Foi também Gerente do Departamento de Administração da Carteira de Renda Variável e Gerente da Divisão de Análise de Investimentos em Renda Variável.

O Sr. Ivan ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Conselho Fiscal e Membro do Comitê Executivo da Perdigão S.A no ano de 2007.
- Conselheiro Fiscal do Grupo Paranapanema S.A de 2005 a 2006.
- Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Auditoria do Grupo CPFL Energia S.A de 2004 a 2005 onde ajudou na adequação da companhia aos preceitos da Lei Sarbanes Oxley.
- Conselheiro Fiscal da Santos Brasil S. - Conselheiro Fiscal da Telesp – Telecomunicações de São Paulo S.A.
- Conselho Fiscal Suplente da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A de 2000 a 2003 e Conselheiro Efetivo do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria desde abril de 2008.
O Sr. Vilela está sendo indicado para compor a chapa do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Embraer. Exerceu no Grupo Bozano, desede julho de 1971, funções de elaboração, revisão, supervisão e gerenciamento de trabalhos ligados diretamente à área contábil e fiscal, nos cargos de assistente contábil, sub-contador, contador, assistente e gerente de controladoria. A partir de março de 1999 foi eleito Diretor de Controladoria, tendo a responsabilidade pela supervisão, gerenciamento e controle da contabilidade da Holding do Grupo e suas subsidiárias não financeiras, atuando também como consultor fiscal e societário, em parceria com o Departamento Jurídico do Grupo, auxiliando nos assuntos especialmente vinculados ao planejamento tributário, a reorganização societária (incorporações, cisões e fusões), venda de empresas e leilões de privatização.

A partir de 2000, com a venda das instituições financeiras do Grupo e com a subdivisão de funções passou a atuar como Diretor da Área Contábil e Fiscal alocada a Controladoria.

O Sr. Vilela ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Membro do Conselho Fiscal Efetivo da Embraer de maio de 2003 a abril de 2004.
- Presidente do Conselho Fiscal da Embraer com funções de Comitê de Auditoria de maio de 2004 a abril de 2007.
- Membro do Comitê de Auditoria da Azul S.A. desde julho de 2010.
Otavio Ladeira de Medeiros é Secretário do Tesouro Nacional, tendo ocupado anteriormente vários cargos, dentre os quais, Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais – SUPEF, Coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública – COGEP e Chefe da Divisão de Análise e Planejamento da Dívida Pública – DIDIP.

Formado em Economia pela Universidade de Brasília - UnB, com MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, em Brasília, mestrado em Economia pela UnB e curso de extensão The Theory and Operation of a Modern National Economy, pela George Washington University,

O Sr. Otávio ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias:
 - Membro do Conselho Fiscal da Liquigás Distribuidora S.A. desde agosto de 2015;
 - Membro do Conselho de Administração do BB Gestão de Recursos Distribuidora de Títulos e Valores - Mobiliários S.A. (BB DTVM) desde abril de 2014;
 - Presidente do Conselho de Fiscal Banco do Brasil Investimentos S.A., entre maio de 2001 e abril de 2005 e entre abril de 2009 e abril de 2012;
 - Membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil Investimentos S.A., entre janeiro de 2001 e abril de 2005, e entre abril de 2009 e abril de 2012; e
 - Presidente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil S.A. entre maio de 2005 e abril de 2009.
O Sr. Hirashima é membro titular do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Embraer. Atualmente, exerce a função de especialista financeiro e contábil, conforme definido pela regulamentação da US Securities and Exchange Commission – SEC. Atualmente, o Sr. Hirashima é empresário nas áreas contábil e tributária e em governança corporativa. Constituiu a empresa de consultoria Hirashima & Associados em ano de 2002.

Nós últimos anos, foi sócio-direteor responsável por diversos projetos de transações e reestruturações societárias, compreendendo auditoria independente, diligências contábil, tributária, trabalhista e previdenciária em ativos, objeto de compra. Ingressou na Artur Andersen em 1962, sendo admitido como Sócio-Diretor em 1975, tendo se retirado em junho de 2002.

Durante os 40 anos de experiência profissional no campo de auditoria independente e consultoria contábil-fiscal, serviu os mais variados tipos de empresas, com concentração no setor de energia e telecomunicações. Foi coordenador do projeto conjunto da Artur Andersen com a FIPECAFI para elaboração do livro "Normas e Práticas Contábeis no Brasil", publicado pela Editora Atlas.

O Sr. Hirashima ocupa o cargo abaixo em companhia aberta:
- Membro do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Embraer desde abril de 2004.
- Membro do Comitê de Auditoria da Natura, Magazine Luiza.
- Membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander Brasil S.A. até fevereiro 2010.
A Sra Wilsa é responsável pela Diretoria Soluções de Atacado no Banco do Brasil S.A desde Junho de 2015; atuou como Gerente Geral da Unidade Private Bank, Gerente Executiva na Diretoria de Mercado de Capitais, Diretoria Comercial e Diretoria Internacional.

Formada em Matemática e Engenharia Química, Pós-graduação em Gestão Empresarial pela CNEC, IMBA Executivo Internacional pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Negócios na Universidade de Ohio-EUA; MBA Liderança Estratégica pela INEPAD e Universidade Vale dos Sinos.

O Sra. Wilsa ocupa ou ocupou os cargo abaixo:
 - Membro do Conselho de Administração na Logz desde maio de 2015;
 - Membro do Conselho de Administração no BB Securities Limited – Londres desde janeiro de 2016;
 - Membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC – Nova York desde setembro de 2015;
 - Membro do Diretório do BB Securities Asia Pte. Ltd – Singapura desde dezembro de 2015;
 - Membro do Conselho Consultivo do Setor Privado CONEX- desde junho de 2015;
 - Membro do Conselho Superior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior -Funcex desde junho de 2015. Mandato até maio de 2018;
 - Membro do Conselho de Administração da Companhia Elétrica de Pernambuco-Celpe de Janeiro de 2014 a abril de 2015;
 - Membro do Conselho de Administração da Companhia de Eletricidade da Bahia–Coelba de Janeiro de 2014 a abril de 2015; e
 - Membro suplente do Conselho de Administração da holding Neoenergia SA - de Janeiro de 2014 a abril de 2015.
O Sr. Luiz Cláudio atuou por 37 anos em empresas do Conglomerado do Banco do Brasil, tendo concluído sua carreira como Diretor no BB Tecnologia e Serviços, nas áreas de Relacionamento e Novos Negócios de 2012 a 2013 e, Administração e Finanças de 2009 a 2012. Atualmente é Liquidante, nomeado pela SUSEP, nas empresas: AVS Seguradora S.A, São Paulo – Cia Nacional de Seguros Gerais e Preferencial Cia de Seguros.

Formado em Economia pela PUCC – Campinas (1993); com Pós-Graduação em Finanças Avançadas (1998) e em Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (1999), é Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (2002).

O Sr. Luis ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas:
 - Membro titular do Conselho de Administração na Forjas Taurus S.A. entre dezembro de 2014 a dezembro 2015;
 - Membro titular do Conselho de Administração da Paranapanema S.A. entre junho 2001 a maio 2002;
 - Membro titular do Conselho de Administração da Eluma S.A. entre junho 2001 a maio 2002;
 - Membro titular do Conselho de Administração Cia Paraibuna de Metais entre junho 2001 a maio 2002;
 - Membro titular do Conselho de Administração Caraíba Metais S.A. entre junho 2001 a maio 2002; e
 - Membro suplente do Conselho Fiscal da Cosern – Companhia Energética do Rio Grande do Norte de junho 2012 a maio 2014./
O Sr. Maurício tem mais de 25 anos de experiência na área financeira, desenvolvendo estratégias empresariais e de investimento visando criação de valor e sustentabilidade. Gestor de investimentos e de participações em negócios. Consultor de estratégias de M&A (avaliação de negócios, análise de alternativas de associação e estruturação de financiamentos) com grande experiência em mercados de capitais.

Conselheiro de administração e conselheiro fiscal de companhias de capital aberto e fechado, além de instituições sem fins lucrativos. Foco nas áreas de estratégia de negócios, gestão financeira e indicadores de desempenho.

Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1983, MBA pela Wharton School – University of Pennsylvania, em 1988.
Certificações: CFA 2005, CNPI 2006 e IBGC em 2009.

O Sr. Maurício ocupa ou ocupou os cargos abaixo:
 - Membro do Conselho de Administração de 2009 a 2014 e Presidente do Comitê de Finanças de 2011 a 2014 da Intersmart Distribuidora de Equipamentos de T.I.
 - Membro do Conselho Fiscal da Grendene S.A de 2012 a 2015.
 - Membro do Conselho Fiscal da SLC Agrícola de 2013 a 2016.
 - Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A de 2011 a 2014.
 - Membro do Conselho Fiscal da Sonae Sierra Brasil de 2012 a 2013.
 - Membro do Conselho Fiscal da Tupy de 2010 e 2012.

Professor de Finanças corporativas e Valuation no MBA do Insper há mais de 15
O Sr. Fontenele é membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer.. Atualmente exerce o cargo de Gerente Jurídico da Fundação Sistel de Seguridade Social. No período de 1984 a 1985 atuou como Advogado no escritório de advocacia João Agripino de Vasconcelos Maia. De 1985 a 1986 foi Advogado da Mútua de Assistência dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Foi Diretor Jurídico da Americel S.A. - Companhia de Telefonia Celular no período de 1997 a 1998.

O Sr. Fontenele ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Membro do Conselheiro Fiscal da Embratel Participações S.A em 1998.
- Membro do Conselho Fiscal da Tele Nordeste Celular Participações S.A em 1999.
- Membro do Conselheiro Fiscal da Santos Brasil S.A - Companhia Portuária de Containers desde 2000.
- Membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer de março de 2001 até a presente data.
O Sr. Wanderley é membro suplente do Conselho Fiscal da Embraer desde 2011. Atua no Grupo Bozano desde abril de 1995, nos cargos de Diretor da Kadon Empreendimentos S.A., Diretor da Coroa Alta Empreendimentos Imobiliários, Procurador da Cia Bozano e membro do Conselho de Administração da GD Empreendimentos Imobiliários S.A. Responsável pela área financeira do Grupo Bozano gerenciando o departamento de contas a pagar e análise das diversas possibilidades de investimentos para o conglomerado, desde aplicação em renda fixa até o investimento em novas empresas, passando por operações no mercado financeiro como compra de ações, operações nos mercados futuros e swap.
O Sr. William é Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais no Tesouro Nacional.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, e também graduado em Economia pela AEUDF. Possui MBA em Gestão da Dívida Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília, e PhD em Finanças pela ICMACentre – Henley Business School.

O Sr. William ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas:
 - Membro do Conselho de Fiscal Fiscal da Caixa Econômica Federal desde 2014
 - Membro do Conselho de Fiscal da CaixaPar – Caixa Participações em 2014.
 - Membro do Conselho Fiscal da Breitener Energética (grupo Petrobras) de 2012 a 2014.
 - Membro do Conselho de Fiscal da Dataprev de 2011 a 2012.

Diretoria

Nossos Diretores são responsáveis pela administração cotidiana da empresa. Os Diretores são eleitos pelo nosso Conselho de Administração com mandato de dois anos e têm responsabilidades estabelecidas pelo nosso Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.

Paulo Cesar de Souza e Silva é o Diretor-Presidente da Embraer desde julho de 2016, liderando uma organização global com sede no Brasil e negócios em aviação comercial, executiva, além de defesa e segurança. O executivo juntou-se à Embraer em 1997 como Vice-Presidente para Financiamento a Clientes. Em 2010, ele assumiu o posto de Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, posição ocupada até junho de 2016. Durante sua gestão, a Companhia expandiu a atuação no mercado de aviação comercial, consolidando sua liderança no segmento de até 130 lugares. Por mais de duas décadas, ele atuou em instituições financeiras no Brasil, Europa e Estados Unidos. O executivo é graduado em Economia, pela Universidade Mackenzie (São Paulo), com MBA em Finanças, pela Universidade de Lausanne (Suíça).

Fabiana Klajner Leschziner é Vice-Presidente Executiva Jurídica & Chief Compliance Officer da Embraer desde junho de 2016. Trabalhou na DuPont do Brasil de setembro de 2002 a junho de 2016, tendo ocupado os cargos de Diretora Jurídica e Assuntos Governamentais para o Brasil e de Diretora Jurídica para o Brasil Brasil e Região Andina, responsável pelos aspectos legais de todos os negócios da DuPont no Brasil e na Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolivia. Fabriana é formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1993, com LL.M pela Cornell Law School, Ithaca, EUA, em 1998. É especialista em direito empresarial, finanças corporativas, mercado de capitais, antitruste e comércio internacional e foi associada do escritório Davis Polk & Wardwell, em Nova Iorque, de julho de 1998 a dezembro de 2001.

Jackson Schneider foi eleito Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança em 5 de dezembro de 2013, com efetividade a partir de 1º de janeiro de 2014. Atuou na Embraer de 1º de julho de 2012 a 31 de dezembro de 2013 como Vice-Presidente Executivo de Pessoas, Relações Institucionais e Sustentabilidade. Formado em direito pela Universidade de Brasília e com MBA em Administração de Negócios pela Business School São Paulo, iniciou suas atividades profissionais no Governo Brasileiro. No setor privado, foi Diretor Adjunto de Relações Corporativas da Unilever e Vice-Presidente de Recursos Humanos, Relações Jurídicas e Assuntos Corporativos da Mercedes Benz do Brasil. Adicionalmente, foi Presidente da ANFAVEA e da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), além de membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Atualmente é Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Conselheiro da Fundação Bienal de São Paulo, da Investe São Paulo, do Instituto Ayrton Senna, da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), da FECOMERCIO/CERT, entre outros. O Sr. Jackson Schneider, informou não ter sofrido nos últimos cinco anos condenação criminal, condenação em processo administrativo da CVM e/ou condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial.

John Slattery é Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial desde junho de 2016.
John se juntou a Embraer no início de 2011 como Vice-Presidente para Financiamento a Clientes e Gestão de Risco de Ativos. No ano seguinte, John foi nomeado Vice-Presidente Comercial, assumindo responsabilidades executivas mais amplas, incluindo as vendas globais de aeronaves comerciais e serviços. Desde que ingressou na Embraer, John faz parte do conselho da ECC Leasing, empresa de leasing que pertence integralmente à Embraer.
Antes de ingressar na Embraer, John passou quinze anos em cargos executivos e de liderança em assessoria comercial em diversas consultorias, empresas de leasing e instituições financeiras. Vale notar que, em 2001, John foi co-fundador da RBS Aviation Capital (agora SMBC Aviation Capital) e diretor-geral da empresa em Nova York, onde era responsável por liderar o leasing de aeronaves comerciais e empréstimos lastreados por ativos a companhias aéreas clientes nas Américas.
John é um membro da Royal Aeronautical Society, presidente emérito do The Wings Club e Diretor Emérito da ORBIS Internacional.
Formado no Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School, John obteve o MBA da Universidade de Limerick e bacharelado pela Universidade de South Wales.

Em 29 de maio de 2012, o Sr. José Antonio de Almeida Filippo foi eleito pelo Conselho de Administração da Embraer ao cargo de Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores da Embraer. O Sr. Filippo iniciou sua carreira na Gafisa Imobiliária, onde exerceu o cargo de Diretor Administrativo Financeiro. De 1995 a 1998 exerceu o cargo de Gerente Financeiro Corporativo na Latasa. Em 1999, foi para Boston para participar do Programa de Desenvolvimento Gerencial da Harvard Business School. No período de 2000 a 2004, exerceu o cargo de Diretor Financeiro da América Latina na Ingersoll-Rand Company. De agosto de 2004 a 2009 exerceu o cargo de Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com o Mercado na CPFL Energia. Em março de 2010 assumiu a posição de Diretor Executivo Financeiro da Companhia Brasileira de Distribuição.
Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e IESE Business School, de Barcelona, Aveiro ocupou também cargos executivos na Kamyr do Brasil (posteriormente chamada Kvaerner do Brasil) empresa escandinava da indústria de equipamentos celulose que passou a atuar também na área de equipamentos petrolíferos. Na Embraer desde 1999, ocupou diretorias em diferentes áreas, como a de Suporte ao Cliente, de Serviços, de Contratos e em programas de Defesa, no Brasil e no exterior. Entre 2011 e 2014, foi Presidente e CEO da Bradar, empresa de radares e sensoriamento remoto controlada pela Embraer Defesa & Segurança, posição que ocupou até assumir a Vice-Presidência de Pessoas que posteriormente incorporou também a área de Sustentabilidade.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em 1982, tendo participado de vários cursos de extensão em Administração e Negócios. Começou sua carreira na Embraer em 1982, como Engenheiro de Sistemas, tendo trabalhado no desenvolvimento do sistema de trem de pouso do avião militar AMX. Em 1984 ingressou na EDE - Embraer Divisão Equipamentos, especializada em trens de pouso e equipamentos hidráulicos (atualmente ELEB – Equipamentos Ltda.), liderando atividades de engenharia, marketing, vendas, suporte ao cliente e gestão de programas pelo período de 11 anos. Após 4 anos fora da Embraer, em que empreendeu negócio próprio na área de materiais esportivos, retornou à Embraer em 1999 para atuar na Gestão do Programa EMBRAER 170/190. Teve papel determinante no desenvolvimento do EMBRAER 190, atuando como Engenheiro-Chefe e Gerente do Programa. Em abril de 2004 foi promovido a Diretor do Programa EMBRAER 170/190. Em julho de 2005, foi designado Diretor de Programas da Aviação Comercial, em que suas responsabilidades compreendem gestão e integração do desenvolvimento do produto, operações industriais e suporte ao cliente, e apoio às campanhas de vendas, em particular aquelas envolvendo a família EMBRAER 170/190. Em abril de 2007, Mauro Kern foi designado a Vice–Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial e em Abril de 2010 foi designado para o cargo de Vice-Presidente Executivo para Novos Programas do Mercado da Aviação Comercial. Em Abril de 2011 foi designado para ocupar o cargo de Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia e à partir de Janeiro de 2015 ocupa a posição de Vice-Presidente Executivo de Operações.
Graduou-se engenheiro civil e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Em 1997 obteve doutorado em mecânica computacional pelo Wessex Institute of Technology, Inglaterra. Em 2002 completou MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Nelson Salgado está na Embraer há 27 anos, tendo iniciado carreira no departamento de engenharia. Ocupou cargos executivos em funções corporativas, como Planejamento Estratégico, Econômico e Planejamento Financeiro e de Fusões e Aquisições. De 2012 a janeiro 2014, ele foi o CEO da Visiona Tecnologia Espacial, uma joint venture formada pela Embraer e Telebrás. Em fevereiro de 2014, Nelson Salgado retornou à Embraer SA como Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade que posteriormente passou a ser responsável pela estratégia da Empresa.

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