Governança

Estrutura Organizacional

ADMINISTRAÇÃO

Atendendo aos mais altos padrões de governança corporativa, a Administração da Embraer é composta pelo Conselho de Administração e seus três comitês de assessoramento (Comitê de Estratégia, Comitê de Auditoria e Riscos e Comitê de Recursos Humanos), pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria. Abaixo apresentamos os nomes, posições e breve relato biográfico dos membros da Administração.

 

Conselho de Administração

Nosso Conselho de Administração reúne-se em sessões ordinárias oito vezes ao ano e em sessões extraordinárias quando convocadas pelo Presidente ou pela maioria de seus membros. É o órgão responsável, dentre outros, pelo estabelecimento das nossas políticas gerais de negócio e pela eleição dos nossos Diretores, bem como pela supervisão da gestão dos mesmos.

Dentre os membros do Conselho de Administração, sete são independentes de acordo com os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado, quais sejam: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia,exceto participação de capital; (ii) não ser Acionista Controlador,cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador; (iii) não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii)não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração

 

O Sr. Silva é Bacharel em Engenharia Mecânica pela PUC do Rio de Janeiro. Em 40 anos de carreira, ocupou cargos em diversas áreas, sendo que 22 anos como Diretor Presidente. O Sr. Silva foi Diretor Presidente da GE do Brasil de 2001 a 2007 e desde então tem ocupado cargos nos conselhos de administração de diversas empresas. O Sr. Silva é Presidente do Conselho de Administração da Embraer e membro independente do conselho da Fibria Celulose, Votorantim Cimentos, Ultrapar e Nitroquímica. O Sr. Silva é membro Pro Bono da Câmara Americana de Comércio desde 2003. O Sr. Silva é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Recursos Humanos e do Comitê de Estratégia.

O Sr. Salles Pinto é Diretor Presidente do Grupo Bozano desde 2011 e foi Diretor Executivo de 2000 a 2010. De 1988 a 2000, trabalhou em diversas empresas do Banco Bozano, Simonsen S.A. Foi eleito pela primeira vez para o Conselho de Administração da Embraer em abril de 2009 e é membro independente, sendo membro do Comitê de Recursos Humanos e coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos. O Sr. Salles Pinto é bacharel em Economia e Engenharia Elétrica pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pela Universidade de Brasília (UnB), respectivamente. É Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (EPGE) e Mestre em Administração pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). O Sr. Salles Pinto é Presidente do Conselho de Administração da Bozano Investimentos Gestora de Recursos, membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas, membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Ouro Preto Óleo e Gás.

O Sr. Magalhães Filho é bacharel em Ciências Contábeis, com especialização em Desempenho Orçamentário. É funcionário da Embraer desde 1986, tendo exercido os seguintes cargos: de 1986 a 2008, Supervisor de Orçamento, Assessor do Diretor de Controladoria, e Gerente de Planejamento Econômico e Preços; de 2008 a 2010, Gerente de Custos. Seu cargo atual é de Gerente de Processos Contábeis, de Custos e Fiscais, sendo responsável pelos processos de custos, contábeis e fiscais, inclusive o custeio de produtos e serviços, contabilidade de 29 empresas, controladoria e consolidação contábil em conformidade com as IFRS de 50 empresas do Grupo Embraer, e operações fiscais. O Sr. Magalhães Filho integrou o Conselho Fiscal: (i) do Banco do Brasil Previdência Privada (BBPREV) de 1997 a 2009; (ii) da Embraer Prev – Sociedade de Previdência Complementar de 2010 a 2012, sendo reeleito para o período de 2015 a 2018; (iii) do Instituto Embraer de Educação e Pesquisas desde 2001; e (iv) da Cooperativa dos Empregados da Embrear (Cooperemb) de 2009 a 2011; foi eleito para o Conselho de Administração para o mandato de 2015 a 2017. O Sr. Magalhães Filho foi conselheiro suplente do representante do Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer (CIEMB) no Conselho de Administração da Embraer de 2013 a 2015, sendo eleito para o cargo de membro efetivo para o mandato de 2015-2017 e reeleito para o mandato de 2017-2019.
A Sra. Siqueira é bacharel em Educação, com MBA em Negócios em Geral – Gestão de Altos Executivos e Planos de Pensão, bem como mestrado em administração de empresas. É funcionária do BB desde 1979, onde exerceu os seguintes cargos: de 1979 a 2002, diversos cargos; de 2002 a 2010, Diretora de Planejamento; e, atualmente, Diretora de Administração. A Sra. Siqueira foi membro do Conselho de Administração da Neoenergia de 2002 a 2005, onde também exerceu a função de Coordenadora do Comitê de RH. De 2005 a 2008, a Sra. Siqueira atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da CPFL Energia, onde também exerceu a função de Coordenadora do Comitê de RH. Ela atuou como conselheira da Embraer de 2008 a 2011, onde também foi membro do Comitê de Estratégia e Comitê de Riscos. A Sra. Siqueira também foi membro do Conselho de Administração da Sauípe S.A. de 2011 a 2013. A Sra. Siqueira é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Recursos Humanos.
Dejair Losnak Filho é Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos, em 2011; possui pós-graduação em Direito Previdenciário e Trabalhista, pela UNISAL, em 2013 e cursa pós-graduação em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale, São Paulo. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Losnak foi eleito, em 2017, pelos representantes dos empregados não-acionistas, membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer S.A. e é Programador de Produção da companhia, desde 2003.
O Sr. Vainboim foi membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco S.A. de 2009 a abril de 2015. É membro do Conselho de Administração da Cia. Iochpe-Maxion, membro do Conselho de Administração das Lojas Marisa, membro do Conselho Deliberativo do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), membro do Conselho Consultivo do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna, membro do Conselho Deliberativo do MASP, Presidente do Conselho Fiscal do Hospital Albert Einstein em São Paulo e Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. O Sr. Vainboim atuou no Unibanco em diversas funções desde 1969. O Sr. Vainboim foi também Presidente do Unibanco de 1988 a 1992 e membro do seu Conselho de Administração até 2008. O Sr. Vainboim foi presidente da Unibanco Holdings S.A. de 1994 a 2007, Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Unibanco Holdings S.A. de 2007 a fevereiro de 2009. Foi eleito pela primeira vez para o Conselho de Administração da Embraer em abril de 2009 sendo membro independente; é membro do Comitê de Auditoria e Riscos e coordenador do Comitê de Estratégia. O Sr. Vainboim é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA pela Stanford University.
O Sr. Cox é bacharel em Economia pela Universidade Federal da Bahia tendo estendido seus estudos de pós-graduação em Economia na Université du Québec em Montréal, Québec, Canadá, e no PSC College of Petroleum Studies da Oxford University. O Sr. Cox fala português, inglês, francês e espanhol. O Sr. Cox dirige a Cox Investments & Advisory, empresa boutique de investimentos que presta serviços de consultoria e financiamento em Fusões e Aquisições bem como detém participações em empresas e fundos de private equity. Foi também membro do Conselho de Administração de empresas em diversos países (Brasil, Argentina, Holanda e Israel), além de ter integrado, como conselheiro, o CRSFN - Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, o Conselho de Administração da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) e do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). Atualmente, o Sr. Cox é membro do Conselho de Administração da Braskem S.A., da Linx S.A., da OTP S.A. e da Estácio de Sá S.A., onde é também Presidente do Conselho. Desde abril de 1999 está profundamente envolvido no setor de telecomunicações, em cargos de Diretor Presidente ou vice-presidente. De 2006 a 2010 atuou na Claro, a segunda maior operadora de telefonia móvel do Brasil, como Diretor Presidente ou Vice-Presidente. De abril de 1999 a agosto de 2004 atuou como Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Telemig Celular Participações e Tele Norte Celular Participações, e ao mesmo tempo foi também Diretor Presidente da Telemig Celular e Amazônia Celular. Em 2005 atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cellcom, a maior operadora de telefonia móvel de Israel. O Sr. Cox mantém laços com as universidades onde lecionou por vários anos em cursos de graduação e pós-graduação. O Sr. Cox é membro independente do Conselho de Administração da Embraer onde também atua como coordenador do Comitê de Recursos Humanos e membro do Comitê de Auditoria e Riscos.
Em 8 de abril de 2016 o Sr. Araújo foi nomeado Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. Atuou como Chefe de Gabinete do Comando da Aeronáutica de 20 de abril de 2012 a 8 de abril de 2016, como Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica de 7 de abril de 2011 a 12 de abril de 2012, e como chefe da Assessoria Parlamentar da Aeronáutica de 17 de julho de 2008 a 7 de abril de 2011. O Sr. Araújo concluiu diversos cursos acadêmicos, inclusive o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP, em 1980; o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais; o Curso de Comando e Estado-Maior; e MBA em Gestão Institucional Estratégica em 2006. O Sr. Araújo é membro efetivo do Conselho de Administração da Embraer, eleito pela União, na qualidade de titular de ação de classe especial.
Maria Letícia de Freitas Costa é Bacharel em Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1982, e possui MBA pela Samuel Curtis Johnson School of Business, Cornell University, em 1986. As principais experiências profissionais da Sra. Maria Letícia de Freitas Costa nos últimos cinco anos são: sócia da Prada Assessoria Empresarial Ltda., desde 2010; membro do Conselho de Administração da Localiza S.A., desde 2009; membro do Conselho de Administração da RBS Mídia, desde 2016; membro do Conselho de Administração da BB Mapfre, desde 2015; membro do Conselho de Administração da Mapfre S.A., desde 2015; membro do Conselho de Administração da Martins S.A., desde 2014; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Cimentos, desde 2015; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Metais (VMH e CBA), desde 2015; Diretora Pós-Graduação Lato Sensu do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, de 2011 a 2015; membro do Conselho de Administração da Marcopolo, de 2012 a 2016; membro do Conselho de Administração da Gafisa S.A., de 2011 a 2012; membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Industrial, de 2012 a 2014; membro do Comitê de Estratégia da Bematech S.A., de 2014 a 2015. Maria Letícia de Freitas Costa é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Recursos Humanos.
O Sr. Wongtschowski foi Diretor Superintendente da Oxiteno S.A. (1992-2006). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi Presidente da ULTRAPAR Participações S.A., companhia aberta, atuante nas áreas de distribuição de combustíveis (Ipiranga), distribuição de GLP (Ultragaz), logística de graneis líquidos (Ultracargo) e fabricação de especialidades químicas (Oxiteno). Ele é membro do Conselho de Administração da Companhia Nitro Química Brasileira e membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira S.A. O Sr. Wongtschowski é conselheiro independente da Embraer e membro do Comitê de Estratégia.
Raul Calfat é formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1974. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Calfat foi CEO, até dezembro de 2013, e é Presidente do Conselho de Administração, desde janeiro de 2014, da Votorantim S.A.; é membro do Conselho de Administração, desde 2009, da Fibria S.A.; e conselheiro independente da Duratex S.A., desde maio de 2015. Calfat também é membro do Conselho de Administração, desde agosto de 2015 do Hospital Sírio-Libanês, uma organização do terceiro setor. Calfat é membro independente do Conselho de Administração da Embraer e membro do Comitê de Estratégia e do Comitê de Auditoria e Riscos.
Marcelo Kanitz Damasceno é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Catarina; tem curso de formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento da Aeronáutica; curso superior de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica; curso de Política e Estratégia Aeroespacial na Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Damasceno foi Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, de 2013 a 2014, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, de 2014 a 2016 e é Chefe de Gabinete do Comandante da Força Aérea, desde 2016. O Sr. Damasceno é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, eleito pela União, na qualidade de titular de ação de classe especial.
Maria Antonieta Rosina Tedesco é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos, em 1989; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté, em 1986; Bacharel em Matemática pela Universidade Bandeirante, em 1999; possui pós-graduação em Administração em esquema I pela Universidade Campos Sales, em 1994 e pós-graduação em Planejamento Contábil Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, em 2013. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Tedesco é membro suplente do Conselho de Administração da Embraer, desde 2015, eleita pelos representantes do CIEMB - Clube de Investimentos dos Empregados da Embraer, e supervisora de atividades de obrigações Fiscais Brasil, desde Maio de 2001.
Wilson Gonçalves Lopes é técnico mecânico pela ETE Machado de Assis Caçapava-SP, em 2002. Dentre suas principais experiências profissionais, nos últimos cinco anos, Lopes foi eleito, em 2017, pelos representantes dos empregados não-acionistas, membro suplente do Conselho de Administração da Embraer S.A. e é Técnico de Qualidade na companhia, desde dezembro/1987. O Sr. Lopes é Diretor Secretário e Novos Negócios da COOPEREMBRAER e Diretor Administrativo da APVE - Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer.

Comitê de Estratégia

Assessora o Conselho de Administração no estabelecimento do Plano Estratégico e do Plano de Ação, com foco nos objetivos, macroprojetos e avaliações de oportunidades potenciais de novos negócios. Também acompanha a gestão da Empresa e seus resultados.

Israel Vainboim - Coordenador do Comitê de Estratégia
Alexandre Gonçalves Silva - Membro do Comitê de Estratégia
Raul Calfat - Membro do Comitê de Estratégia
Pedro Wongtschowski - Membro do Comitê de Estratégia
Paulo Cesar de Souza e Silva - Secretário do Comitê de Estratégia

Comitê de Auditoria e Riscos

Auxilia na identificação e no gerenciamento de riscos empresariais inerentes às atividades da Companhia, na adequação dos modelos, diretrizes e políticas de gestão de risco e na aferição das informações gerenciais e contábeis divulgadas ao público e aos órgãos reguladores. Especialmente em relação à auditoria, recomenda a empresa responsável pela auditoria externa, supervisiona suas atividades e é responsável pela adoção de medidas necessárias ao conhecimento e à apuração de reclamações sobre as Demonstrações Financeiras, os controles internos e a auditoria independente. Ainda cabem ao Comitê supervisionar a qualidade dos relatórios financeiros e a observância dos requerimentos legais, regulamentares e de avaliação e o gerenciamento das qualificações da Empresa, além de observar o desempenho e a independência da auditoria interna, os riscos financeiros e os controles internos.

Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos
Israel Vainboim - Membro do Comitê de Auditoria e Riscos
João Cox Neto - Membro do Comitê de Auditoria e Riscos
Raul Calfat - Membro do Comitê de Auditoria e Riscos
José Antonio de Almeida Filippo - Secretário do Comitê de Auditoria e Riscos

Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança

Apoia o Conselho de Administração no que se refere à eleição e à destituição de diretores; estabelecimento de suas respectivas funções; definição das políticas de remuneração e de recursos humanos; administração de programas para a outorga de opções de compra de ações da Companhia; e recomendação da transferência de recursos para associações de empregados e entidades assistenciais, recreativas e de previdência privada.

João Cox Neto - Coordenador do Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança
Alexandre Gonçalves Silva - Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança
Cecília Mendes Garcez Siqueira - Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança
Sérgio Eraldo de Salles Pinto - Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança
Maria Leticia de Freitas Costa - Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança
Carlos Alberto Griner – Secretário do Comitê de Pessoas, Remuneração, Organização e Governança

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão social independente da administração e da auditoria externa da empresa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Sr. Ivan é Presidente do Conselho Fiscal e membro do Comitê de Auditoria da Embraer. Desde janeiro de 1987 trabalha na Fundação Sistel (Fundação de Previdência Privada) atuando como Gerente de Gestão de Investimentos e Finanças, sendo responsável pela administração das Carteiras de Investimentos em renda fixa e variável da Fundação, definindo em conjunto com outras áreas a política de "Asset Alocation" e "Asset Selection" com vistas à maximização de retornos associados ao menor risco possível.

Responsável pela gestão financeira e de tesouraria da Fundação. Foi também Gerente do Departamento de Administração da Carteira de Renda Variável e Gerente da Divisão de Análise de Investimentos em Renda Variável.

O Sr. Ivan ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Conselho Fiscal e Membro do Comitê Executivo da Perdigão S.A no ano de 2007.
- Conselheiro Fiscal do Grupo Paranapanema S.A de 2005 a 2006.
- Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Auditoria do Grupo CPFL Energia S.A de 2004 a 2005 onde ajudou na adequação da companhia aos preceitos da Lei Sarbanes Oxley.
- Conselheiro Fiscal da Santos Brasil S. - Conselheiro Fiscal da Telesp – Telecomunicações de São Paulo S.A.
- Conselho Fiscal Suplente da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A de 2000 a 2003 e Conselheiro Efetivo do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria desde abril de 2008.
O Sr. Vilela está sendo indicado para compor a chapa do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Embraer. Exerceu no Grupo Bozano, desede julho de 1971, funções de elaboração, revisão, supervisão e gerenciamento de trabalhos ligados diretamente à área contábil e fiscal, nos cargos de assistente contábil, sub-contador, contador, assistente e gerente de controladoria. A partir de março de 1999 foi eleito Diretor de Controladoria, tendo a responsabilidade pela supervisão, gerenciamento e controle da contabilidade da Holding do Grupo e suas subsidiárias não financeiras, atuando também como consultor fiscal e societário, em parceria com o Departamento Jurídico do Grupo, auxiliando nos assuntos especialmente vinculados ao planejamento tributário, a reorganização societária (incorporações, cisões e fusões), venda de empresas e leilões de privatização.

A partir de 2000, com a venda das instituições financeiras do Grupo e com a subdivisão de funções passou a atuar como Diretor da Área Contábil e Fiscal alocada a Controladoria.

O Sr. Vilela ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Membro do Conselho Fiscal Efetivo da Embraer de maio de 2003 a abril de 2004.
- Presidente do Conselho Fiscal da Embraer com funções de Comitê de Auditoria de maio de 2004 a abril de 2007.
- Membro do Comitê de Auditoria da Azul S.A. desde julho de 2010.
O Sr. Maurício tem mais de 25 anos de experiência na área financeira, desenvolvendo estratégias empresariais e de investimento visando criação de valor e sustentabilidade. Gestor de investimentos e de participações em negócios. Consultor de estratégias de M&A (avaliação de negócios, análise de alternativas de associação e estruturação de financiamentos) com grande experiência em mercados de capitais.

Conselheiro de administração e conselheiro fiscal de companhias de capital aberto e fechado, além de instituições sem fins lucrativos. Foco nas áreas de estratégia de negócios, gestão financeira e indicadores de desempenho.

Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1983, MBA pela Wharton School – University of Pennsylvania, em 1988.
Certificações: CFA 2005, CNPI 2006 e IBGC em 2009.

O Sr. Maurício ocupa ou ocupou os cargos abaixo:
 - Membro do Conselho de Administração de 2009 a 2014 e Presidente do Comitê de Finanças de 2011 a 2014 da Intersmart Distribuidora de Equipamentos de T.I.
 - Membro do Conselho Fiscal da Grendene S.A de 2012 a 2015.
 - Membro do Conselho Fiscal da SLC Agrícola de 2013 a 2016.
 - Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A de 2011 a 2014.
 - Membro do Conselho Fiscal da Sonae Sierra Brasil de 2012 a 2013.
 - Membro do Conselho Fiscal da Tupy de 2010 e 2012.

Professor de Finanças corporativas e Valuation no MBA do Insper há mais de 15.
Otavio Ladeira de Medeiros é Secretário do Tesouro Nacional, tendo ocupado anteriormente vários cargos, dentre os quais, Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais – SUPEF, Coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública – COGEP e Chefe da Divisão de Análise e Planejamento da Dívida Pública – DIDIP.

Formado em Economia pela Universidade de Brasília - UnB, com MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, em Brasília, mestrado em Economia pela UnB e curso de extensão The Theory and Operation of a Modern National Economy, pela George Washington University,

O Sr. Otávio ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias:
 - Membro do Conselho Fiscal da Liquigás Distribuidora S.A. desde agosto de 2015;
 - Membro do Conselho de Administração do BB Gestão de Recursos Distribuidora de Títulos e Valores - Mobiliários S.A. (BB DTVM) desde abril de 2014;
 - Presidente do Conselho de Fiscal Banco do Brasil Investimentos S.A., entre maio de 2001 e abril de 2005 e entre abril de 2009 e abril de 2012;
 - Membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil Investimentos S.A., entre janeiro de 2001 e abril de 2005, e entre abril de 2009 e abril de 2012; e
 - Presidente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil S.A. entre maio de 2005 e abril de 2009.
A Sra Wilsa é responsável pela Diretoria Soluções de Atacado no Banco do Brasil S.A desde Junho de 2015; atuou como Gerente Geral da Unidade Private Bank, Gerente Executiva na Diretoria de Mercado de Capitais, Diretoria Comercial e Diretoria Internacional.

Formada em Matemática e Engenharia Química, Pós-graduação em Gestão Empresarial pela CNEC, IMBA Executivo Internacional pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Negócios na Universidade de Ohio-EUA; MBA Liderança Estratégica pela INEPAD e Universidade Vale dos Sinos.

O Sra. Wilsa ocupa ou ocupou os cargo abaixo:
 - Membro do Conselho de Administração na Logz desde maio de 2015;
 - Membro do Conselho de Administração no BB Securities Limited – Londres desde janeiro de 2016;
 - Membro do Conselho de Administração do BB Securities LLC – Nova York desde setembro de 2015;
 - Membro do Diretório do BB Securities Asia Pte. Ltd – Singapura desde dezembro de 2015;
 - Membro do Conselho Consultivo do Setor Privado CONEX- desde junho de 2015;
 - Membro do Conselho Superior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior -Funcex desde junho de 2015. Mandato até maio de 2018;
 - Membro do Conselho de Administração da Companhia Elétrica de Pernambuco-Celpe de Janeiro de 2014 a abril de 2015;
 - Membro do Conselho de Administração da Companhia de Eletricidade da Bahia–Coelba de Janeiro de 2014 a abril de 2015; e
 - Membro suplente do Conselho de Administração da holding Neoenergia SA - de Janeiro de 2014 a abril de 2015.
O Sr. Luiz Cláudio atuou por 37 anos em empresas do Conglomerado do Banco do Brasil, tendo concluído sua carreira como Diretor no BB Tecnologia e Serviços, nas áreas de Relacionamento e Novos Negócios de 2012 a 2013 e, Administração e Finanças de 2009 a 2012. Atualmente é Liquidante, nomeado pela SUSEP, nas empresas: AVS Seguradora S.A, São Paulo – Cia Nacional de Seguros Gerais e Preferencial Cia de Seguros.

Formado em Economia pela PUCC – Campinas (1993); com Pós-Graduação em Finanças Avançadas (1998) e em Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (1999), é Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (2002).

O Sr. Luis ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas:
 - Membro titular do Conselho de Administração na Forjas Taurus S.A. entre dezembro de 2014 a dezembro 2015;
 - Membro titular do Conselho de Administração da Paranapanema S.A. entre junho 2001 a maio 2002;
 - Membro titular do Conselho de Administração da Eluma S.A. entre junho 2001 a maio 2002;
 - Membro titular do Conselho de Administração Cia Paraibuna de Metais entre junho 2001 a maio 2002;
 - Membro titular do Conselho de Administração Caraíba Metais S.A. entre junho 2001 a maio 2002; e
 - Membro suplente do Conselho Fiscal da Cosern – Companhia Energética do Rio Grande do Norte de junho 2012 a maio 2014./
O Sr. Hirashima é membro titular do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Embraer. Atualmente, exerce a função de especialista financeiro e contábil, conforme definido pela regulamentação da US Securities and Exchange Commission – SEC. Atualmente, o Sr. Hirashima é empresário nas áreas contábil e tributária e em governança corporativa. Constituiu a empresa de consultoria Hirashima & Associados em ano de 2002.

Nós últimos anos, foi sócio-direteor responsável por diversos projetos de transações e reestruturações societárias, compreendendo auditoria independente, diligências contábil, tributária, trabalhista e previdenciária em ativos, objeto de compra. Ingressou na Artur Andersen em 1962, sendo admitido como Sócio-Diretor em 1975, tendo se retirado em junho de 2002.

Durante os 40 anos de experiência profissional no campo de auditoria independente e consultoria contábil-fiscal, serviu os mais variados tipos de empresas, com concentração no setor de energia e telecomunicações. Foi coordenador do projeto conjunto da Artur Andersen com a FIPECAFI para elaboração do livro "Normas e Práticas Contábeis no Brasil", publicado pela Editora Atlas.

O Sr. Hirashima ocupa o cargo abaixo em companhia aberta:
- Membro do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Embraer desde abril de 2004.
- Membro do Comitê de Auditoria da Natura, Magazine Luiza.
- Membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander Brasil S.A. até fevereiro 2010.
O Sr. Fontenele é membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer.. Atualmente exerce o cargo de Gerente Jurídico da Fundação Sistel de Seguridade Social. No período de 1984 a 1985 atuou como Advogado no escritório de advocacia João Agripino de Vasconcelos Maia. De 1985 a 1986 foi Advogado da Mútua de Assistência dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Foi Diretor Jurídico da Americel S.A. - Companhia de Telefonia Celular no período de 1997 a 1998.

O Sr. Fontenele ocupa ou ocupou os cargos abaixo em companhias abertas:
- Membro do Conselheiro Fiscal da Embratel Participações S.A em 1998.
- Membro do Conselho Fiscal da Tele Nordeste Celular Participações S.A em 1999.
- Membro do Conselheiro Fiscal da Santos Brasil S.A - Companhia Portuária de Containers desde 2000.
- Membro Suplente do Conselho Fiscal da Embraer de março de 2001 até a presente data.
O Sr. Wanderley é membro suplente do Conselho Fiscal da Embraer desde 2011. Atua no Grupo Bozano desde abril de 1995, nos cargos de Diretor da Kadon Empreendimentos S.A., Diretor da Coroa Alta Empreendimentos Imobiliários, Procurador da Cia Bozano e membro do Conselho de Administração da GD Empreendimentos Imobiliários S.A. Responsável pela área financeira do Grupo Bozano gerenciando o departamento de contas a pagar e análise das diversas possibilidades de investimentos para o conglomerado, desde aplicação em renda fixa até o investimento em novas empresas, passando por operações no mercado financeiro como compra de ações, operações nos mercados futuros e swap.
O Sr. William é Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais no Tesouro Nacional.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, e também graduado em Economia pela AEUDF. Possui MBA em Gestão da Dívida Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília, e PhD em Finanças pela ICMACentre – Henley Business School.

O Sr. William ocupa ou ocupou os cargos abaixo em empresas:
 - Membro do Conselho de Fiscal Fiscal da Caixa Econômica Federal desde 2014
 - Membro do Conselho de Fiscal da CaixaPar – Caixa Participações em 2014.
 - Membro do Conselho Fiscal da Breitener Energética (grupo Petrobras) de 2012 a 2014.
 - Membro do Conselho de Fiscal da Dataprev de 2011 a 2012.

Diretoria

Nossos Diretores são responsáveis pela administração cotidiana da empresa. Os Diretores são eleitos pelo nosso Conselho de Administração com mandato de dois anos e têm responsabilidades estabelecidas pelo nosso Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.

O Sr. Paulo César é Diretor Presidente da Embraer S.A. desde julho de 2016. O Sr. Silva ingressou na Embraer em 1997 como Vice-Presidente de financiamento a clientes. Em 2010 foi nomeado Vice- Presidente da Embraer Aviação Comercial, cargo que ocupou até junho de 2016. Como representante da Embraer no Grupo de Trabalho da Aviação, organização internacional do setor dedicada ao desenvolvimento de iniciativas voltadas à promoção e viabilização de financiamento para a aviação, o Sr. Silva contribuiu para o desenvolvimento e implementação do Tratado da Cidade do Cabo e do Aircraft Sector Understanding (ASU), os quais regulam os termos e condições do suporte dado pelas Agências de Crédito à Exportação. Ambos são instrumentos-chave para que as companhias aéreas tenham acesso a financiamento aeronáutico eficiente. O Sr. Silva é membro do Conquistadores del Cielo e do The Wings Club. Sob sua gestão, a companhia expandiu sua atuação no mercado de aviação comercial, consolidando sua liderança no segmento de até 130 assentos. Por mais de duas décadas, ele atuou em instituições financeiras no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Antes de ingressar na Embraer, o Sr. Silva ocupou diversos cargos executivos no setor bancário internacional. O Sr. Silva é bacharel em Economia pela Universidade Mackenzie (São Paulo, Brasil), com MBA em Finanças pela Universidade de Lausanne, Suíça.
Carlos Alberto Griner é Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área de Construção Pesada e Infraestrutura, migrando posteriormente para Qualidade e RH. Trabalhou por mais de 10 anos na GE no Brasil, Estados Unidos e México na área de Aviação e como Diretor Corporativo de RH para o México e América Latina.
Em 2008, Griner assumiu a posição de Diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, onde foi responsável, além do RH, pelas áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Griner foi membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Abril, Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham, Diretor da ABRH-SP e atualmente é Conselheiro da Junior Achievement Brasil.

A Sra. Leschziner é nossa Vice-Presidente Executiva, Jurídico & Diretora de Compliance desde junho de 2016. Trabalhou na DuPont do Brasil de setembro de 2002 a dezembro de 2015 como Diretora Jurídica e de Assuntos Governamentais para o Brasil, e de janeiro de 2016 a junho de 2016 como Diretora Jurídica para o Brasil e Região Andina, sendo responsável pelos aspectos legais de todos os negócios da DuPont no Brasil, Colômbia, Venezuela, Perú, Equador e Bolívia. Fabriana formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1993 com mestrado pela Cornell Law School, Ithaca, EUA. É especialista em direito societário, finanças corporativas, mercado de capitais, defesa da concorrência e comércio internacional, tendo sido associada do escritório Davis Polk & Wardwell em Nova Iorque, de julho de 1998 a dezembro de 2001.

O Sr. Schneider é Diretor Executivo de Negócio de Defesa e Segurança da Embraer, tendo anteriormente ocupado o cargo de Vice-Presidente Executivo de Pessoas, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Embraer. É bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UNB, com MBA pela Business School São Paulo. Iniciou sua carreira no Ministério da Justiça. No setor privado, foi Diretor Adjunto de Relações Corporativas da Unilever, Vice-Presidente de Recursos Humanos, Relações Jurídicas e Assuntos Corporativos da Mercedes Benz do Brasil, e Diretor Presidente do Consórcio Nacional Mercedes Benz (empresa de financiamento). Adicionalmente, o Sr. Schneider foi Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), bem como membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. É atualmente membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) da Presidência da República Federativa do Brasil e membro do Conselho de diferentes organizações, inclusive a Fundação Bienal de São Paulo, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), entre outras.
O Sr. Johan é o nosso Vice-Presidente Executivo de Suporte e Serviços desde abril de 2017. As principais experiências profissionais do Sr. Johann Christian Jean Charles Bordais, nos últimos cinco anos são: Diretor de Serviços e Suporte da Embraer, desde julho/2011; Diretor de Serviços e Suporte da Embraer Aviation International S.A, desde julho/2011. O Sr. Johan é formado pela Universidade de Oklahoma – USA; MBA em Comércio Exterior – IUP – Université Blaise Pascal, Clermont Ferrand – França.

O Sr. Slattery é Vice-Presidente Executivo – Aviação Comercial desde junho de 2016. Ingressou na Embraer no início de 2011 como Vice-Presidente não executivo responsável por Financiamento a Clientes, Gestão de Ativos e Riscos. No ano seguinte, o Sr. Slattery foi nomeado Vice-Presidente Sênior e Diretor Comercial, assumindo responsabilidades executivas mais amplas, inclusive vendas globais de aeronaves comerciais e serviços. Desde que ingressou na Embraer, integra o conselho da ECC Leasing, empresa de arrendamento e subsidiária integral da Embraer. Antes de ingressar na Embraer, o Sr. Slattery por quinze anos ocupou cargos executivos e de liderança em diversas organizações de consultoria aeroespacial comercial, bem como em instituições bancárias e de arrendamento. Em 2001 o Sr. Slattery foi cofundador da RBS Aviation Capital (atualmente denominada SMBC Aviation Capital) e Diretor Administrativo da empresa em Nova York, sendo responsável por dirigir o setor de arrendamento de aeronaves comerciais e empréstimos lastreados em ativos da instituição a companhias aéreas clientes nas Américas. Ele é membro da The Royal Aeronautical Society, Presidente Emérito do The Wings Club e Diretor Emérito da ORBIS Internacional. O Sr. Slattery obteve o grau de bacharel na Universidade de South Wales e MBA na Universidade de Limerick, tendo também cursado o Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School.

Em junho de 2012 o Sr. José Antonio de Almeida Filippo foi eleito Diretor Financeiro e Vice-Presidente Executivo de Relações com Investidores da Embraer. O Sr. Filippo iniciou sua carreira na Gafisa Imobiliária, onde exerceu o cargo de Diretor Financeiro e Diretor Administrativo. De 1995 a 2000, ocupou o cargo de Gerente Financeiro Corporativo na Reynolds Aluminum - Latasa. De 2000 a 2004, ocupou o cargo de Diretor Financeiro para a América Latina na Ingersoll-Rand Company. De junho de 2004 a 2010, exerceu o cargo de Diretor Financeiro e Vice-Presidente de Relações com Investidores da CPFL Energia. Em março de 2010 assumiu o cargo de Diretor Financeiro da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) antes de ingressar na Embraer. O Sr. Filippo formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983, com pós-graduação em Finanças pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Cursou também o Programa de Desenvolvimento Gerencial da Harvard Business School em 1999.
Em janeiro de 2015 o Sr. Kern foi nomeado Diretor de Operações da Embraer. Ele ingressou na Embraer em 1982 como Engenheiro de Sistemas Mecânicos, tendo atuado na empresa nos anos subsequentes em diversos cargos técnicos e gerenciais. Em 1999, o Sr. Kern passou a atuar no programa Embraer 170/190 como Engenheiro-Chefe e Gerente do Programa. Em abril de 2007, foi nomeado Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. Em abril de 2011, o Sr. Kern foi nomeado Vice-Presidente Executivo da Embraer para Engenharia e Tecnologia. O Sr. Kern é bacharel em Engenharia pela Universidade do Rio Grande do Sul.
O Sr. Michael Amalfitano é Presidente e CEO da Divisão de Jatos Executivos da Embraer. o Sr. Amalfitano foi Vice-Presidente Executivo, Diretor Administrativo Sênior da Stonebriar Commercial Finance (SCF) e Diretor Administrativo e Executivo Chefe do Banc of America Leasing – Global Corporate Aircraft Finance (GCAF), divisão do Bank of America Merrill Lynch (BAML). . O Sr. Amalfitano é membro titular da Associação de Arrendamento e Financiamento de Equipamentos, Associação Internacional de Helicópteros, Associação Europeia de Aviação Comercial, integrando o Conselho de Liderança, o Conselho Consultivo de Associados e o Comitê de Força-Tarefa Conjunta da Associação Nacional de Aviação Comercial. Ele também integrou o Comitê de Financiamento e, no passado, atuou como Presidente do Conselho Consultivo de Associados da Associação Nacional de Revenda de Aeronaves; por dois mandatos consecutivos o Sr. Amalfitano foi Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Financiamento Aeronáutico, da qual é atualmente membro titular. O Sr. Amalfitano é Bacharel em Economia e Mestre em Gestão Financeira pela Fairfield University, em Fairfield, Connecticut.
Graduou-se engenheiro civil e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Em 1997 obteve doutorado em mecânica computacional pelo Wessex Institute of Technology, Inglaterra. Em 2002 completou MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Nelson Salgado está na Embraer há 27 anos, tendo iniciado carreira no departamento de engenharia. Ocupou cargos executivos em funções corporativas, como Planejamento Estratégico, Econômico e Planejamento Financeiro e de Fusões e Aquisições. De 2012 a janeiro 2014, ele foi o CEO da Visiona Tecnologia Espacial, uma joint venture formada pela Embraer e Telebrás. Em fevereiro de 2014, Nelson Salgado retornou à Embraer SA como Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade que posteriormente passou a ser responsável pela estratégia da Empresa.

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1909

São Paulo Corporate Towers - Torre Norte, 14º Andar

São Paulo - SP

04543-907 | Brasil